Correção: 51,6 mil pessoas serão vacinadas neste primeiro momento da fase 1 do plano de vacinação em Porto Alegre, e não 25 mil como informado entre as 8h43min e as 11h47min desta terça-feira (19). A informação já foi corrigida no texto.
Nesta segunda-feira (18), Estados e municípios deram o pontapé inicial na campanha de vacinação contra a covid-19 no país. Porto Alegre recebeu o primeiro dos dois lotes de 51,6 mil doses da CoronaVac destinadas à Capital, vacina produzida em parceria com o Instituto Butantan. O montante equivale a 30,2% do total das doses distribuídas nesta primeira leva no RS.
Com a remessa da vacina produzida em parceria com o Instituto Butantan, será possível vacinar inicialmente 51,6 mil pessoas dos grupos estabelecidos como prioritários (veja abaixo). Nesta fase inicial, os imunizantes serão encaminhados aos locais de trabalho dos profissionais de saúde, às aldeias indígenas e às instituições de longa permanência, como casas geriátricas. Os postos de saúde, portanto, não terão vacinas contra a covid-19.
As primeiras doses foram aplicadas na noite de segunda-feira (18), no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, em cinco pessoas — cada uma delas representando um grupo prioritário.
Durante a solenidade simbólica, o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, explicou que a a vacinação na Capital será realizada em quatro fases prioritárias. A primeira vai atender aos profissionais da saúde de linha de frente, idosos que vivem em instituições de longa permanência, idosos acima de 75 anos, indígenas e quilombolas.
Veja como será a vacinação por fases:
Fase 1
- Público-alvo: pessoas de 60 anos ou mais que vivem em instituições para idosos; trabalhadores da saúde; população indígena; população quilombola e idosos acima de 75 anos
- Estimativa: 163 mil pessoas
- Demanda (primeiro recebimento de doses): Profissionais de UTIs dos hospitais (cerca de 14,5 mil pessoas) - aplicação pelos próprios hospitais; instituições de longa permanência de idosos (ILPI), pessoas com deficiências, acamados e quilombolas (cerca de 10 mil pessoas) - aplicação por equipes de vacinação externa da Secretaria Municipal de Saúde; indígenas acima de 18 anos - aplicação por equipes de vacinação externa da Secretaria Municipal de Saúde
Fase 2
- Público-alvo: Pessoas entre 60 e 74 anos
- Estimativa: 149 mil pessoas
Fase 3
- Público-alvo: Pacientes com comorbidades
- Estimativa: 192 mil pessoas
Fase 4
- Público-alvo: trabalhadores da educação; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; população em situação de rua; pessoas com deficiência permanente severa; transportadores rodoviários de carga; trabalhadores do transporte coletivo
- Estimativa: 140 mil pessoas