A única cidade gaúcha que permanecia sem moradores com covid-19 teve casos da doença registrados nesta quinta-feira (29). Com a contaminação confirmada em Garruchos, no Noroeste, o Painel Coronavírus RS aponta que a doença chegou a 100% dos 497 municípios.
A atualização da Secretaria Estadual da Saúde (SES) apontou que Garruchos teve seus primeiros quatro casos de covid-19 identificados. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre os pacientes, nem seus estados de saúde.
Até o começo da semana, o município tinha a companhia de Cerro Branco, na Região Central, que teve seu primeiro contaminado identificado na segunda-feira (26).
Com isso, a doença alcançou todos os municípios quase oito meses depois da confirmação do primeiro caso no Rio Grande do Sul — 10 de março deste ano. Garruchos, com 2,9 mil habitantes, mantinha regras mais rígidas.
Os bares estão fechados e fiéis assistem à missa de dentro dos carros.
Uma das aliadas que pode ter retardado a chegada do vírus foi a densidade populacional: somente quatro habitantes por quilômetro quadrado. A cidade faz fronteira com a Argentina e tem ligação hidroviária com o país vizinhos. Tradicionais na localidade, acampamentos de pescadores estão proibidos.