Pelo quinto dia consecutivo, a ocupação de leitos em unidades de terapia intensiva (UTIs) em Porto Alegre registrou leve queda, de acordo com monitoramento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Até as 15h deste sábado (12), eram 308 pacientes adultos confirmados com covid-19 recebendo tratamento intensivo.
Na comparação com a sexta-feira (11), foram quatro leitos desocupados, uma queda de 1,28%. Em relação ao sábado passado (5), quando 335 pacientes estavam internados, a queda é de 8%.
A taxa de ocupação de leitos na Capital está em 85,42%. Esses dados, entretanto, ainda poderão sofrer variação ao longo do sábado porque os hospitais Mãe de Deus, Independência e da Restinga não haviam atualizados suas informações até as 15h.
O Hospital Moinhos de Vento permanecia com 100% de suas vagas de UTI ocupadas com pacientes de covid-19. Os hospitais Conceição, São Lucas, Mãe de Deus, Cristo Redentor e da Restinga estavam com mais de 95% de ocupação.
leve queda, que foi precedida por uma estabilização na taxa de ocupação, foi apontada por infectologistas no começo da semana. Os especialistas destacaram que a Capital cruza um platô ainda elevado de internações nas UTIs. De acordo com a interpretação deles, isso tornaria arriscado o relaxamento de normas de distanciamento social.
Uma análise de tendência de alta ou baixa desses números seria precipitada porque as variações são pequenas e, ainda, não indicam uma direção definida e persistente.
Comparação entre sábados:
- 5 de setembro (335) - 12 de setembro (308) - queda de 8%
- 29 de agosto (325) - 5 de setembro (335) - aumento de 3,08%
- 22 de agosto (314) - 29 de agosto (325) - aumento de 3,5%