O governo do Estado recebeu oito pedidos de reconsideração de municípios e associações regionais contra a classificação preliminar em bandeira vermelha, anunciada na sexta-feira (11). Na 19ª rodada do distanciamento controlado no RS, sete regiões foram enquadradas como sendo de alto risco para a contaminação do coronavírus, enquanto 14 foram classificadas com a bandeira laranja (risco médio).
Caxias do Sul, Santa Maria, Guaíba e Passo Fundo se somam a Porto Alegre, Palmeira das Missões e Erechim, que já estavam nesta classificação na rodada anterior. Todas as solicitações são de regiões classificadas em vermelho no mapa preliminar. Os municípios pedem a permanência na bandeira laranja.
O próximo passo é a análise dos recursos pelo Gabinete de Crise. O mapa com a classificação definitiva deve ser anunciada na tarde desta segunda-feira (14). A vigência das bandeiras da 19ª rodada começa à 0h de terça-feira (15) e se encerra às 23h59min da próxima segunda (21).
O número de pedidos de reconsideração diminuiu consideravelmente desde que o sistema de cogestão foi adotado, na 14ª rodada, permitindo que regiões adotem protocolos próprios de distanciamento. Das sete regiões em vermelho, somente Santa Maria e Guaíba não apresentaram um protocolo próprio de cogestão.