- Secretaria Municipal da Saúde comunicou que 21 mortes por covid-19 foram registradas nas últimas 24 horas
- Vítimas tinham entre 50 e 98 anos
- Capital tem mais de 10 mil casos de coronavírus confirmados
Enquanto decide sobre as flexibilizações para a retomada de atividades não-essenciais e vê o índice de isolamento social em queda, Porto Alegre contabiliza seus mortos pela covid-19. Nesta segunda-feira (10), a Secretaria Municipal da Saúde comunicou 21 novos óbitos por coronavírus nas últimas 24 horas.
As vítimas tinham entre 50 e 98 anos, e nem todas apresentavam doenças prévias ou condições de saúde que pudessem agravar o quadro com a infecção — as chamadas comorbidades. Com as novas vítimas, a quantidade mortos por coronavírus na cidade chegou a 459.
Conforme o painel de acompanhamento da pandemia na Capital, administrado pela prefeitura, até o momento são 10.184 casos confirmados de coronavírus em Porto Alegre. A ocupação de leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) está em 89,5%. São 334 pacientes infectados internados e 27 suspeitos.
No domingo do Dia dos Pais (9), o índice de isolamento social na cidade ficou em 48,5%, enquanto a meta do município é chegar a 55%. Na sexta-feira (7) e no sábado (8), em alguns momentos, o isolamento ficou abaixo de 40%.
O prefeito Nelson Marchezan deverá publicar, ainda nesta segunda, um decreto estabelecendo regras para permitir o funcionamento do comércio não-essencial.