Os beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal estão enfrentando dificuldades ao utilizar o aplicativo Caixa Tem. O saque em espécie nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) segue um cronograma definido conforme a data de aniversário do beneficiário. Por isso, o aplicativo é a alternativa para o pagamento de contas e a transferências durante a pandemia. No entanto, faz seis dias que o agente de viagens e professor de Jiu Jitsu Rafael Ackerler tenta pagar sem sucesso uma conta de telefone.
— É uma demora imensa. Esses dias, eu entrei de manhã e só consegui acessar o aplicativo à noite. Mas aí já tinha ultrapassado a hora limite para pagar boleto, às 21h — reclamou.
Segundo o relato do usuário, quem acessa o aplicativo recebe o aviso que está em uma "sala de espera virtual". A previsão para acessar os serviços é de "mais do que uma hora". Quando consegue acesso, na aba para realizar pagamentos, a mensagem é "Tente novamente mais tarde".
Em nota, a Caixa declarou que, devido à magnitude de acessos – de, em média, 500 mil usuários por hora - podem ocorrer interrupções momentâneas em alguns serviços do aplicativo. O banco disse ainda que os clientes e beneficiários estão conseguindo efetivas suas operações.
"No acumulado já são cerca de 40 milhões de usuários únicos, mais de 1,2 bilhão de consultas de saldo/extrato, 17,7 milhões de boletos pagos e 3,5 milhões de compras utilizando as maquininhas/QR Code", diz o texto.
A Caixa disse ainda que tem feito melhorias no aplicativo, como a ampliação da validade da sessão de cada usuário durante 72 horas - que evita a necessidade de fila virtual para acessar o Caixa Tem durante esse período.
No começo desta tarde, Ackerler tentou, novamente, pagar um boleto. O tempo de espera continuava acima de 1h.
– Continuamos na mesma... só rindo — comentou.