A partir deste final de semana, a faixa de areia da praia de Tramandaí, no Litoral Norte, vai ficar interditada aos sábados, domingos e feriados. A medida será adotada entre a Foz do Rio Tramandaí e o Monumento à Iemanjá. Somente pescadores e surfistas poderão acessar o local, mas apenas na entrada e saída do mar.
Fiscais da prefeitura irão sinalizar os locais de circulação proibida. A região está classificada com a bandeira vermelha, o que representa risco alto de contaminação por coronavírus.
As restrições também serão aplicadas aos espaços públicos no calçadão da Avenida Beira-Mar, entre a Rua Atlântica e a Avenida da Igreja. Ainda, haverá interdição das margens da Lagoa das Custódias, na altura do Bairro Aldeia da Lagoa, incluindo as trilhas da região.
Quem promover aglomeração — permanência de duas ou mais pessoas em uma área mínima de quatro metros quadrados por indivíduo — ou não estiver usando máscara, poderá ser multado em R$ 200. Estabelecimentos comerciais que não sejam essenciais que forem flagrados funcionando durante o período de bandeira vermelha, mesmo em dias de semana, terão que pagar R$ 2 mil.
Capão da Canoa
A partir deste final de semana, Capão da Canoa também vai adotar medidas com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas. Os estabelecimentos comerciais da cidade terão que fechar as portas até o meio-dia deste sábado (27), só retomando o funcionamento na segunda-feira (29). Restaurantes e supermercados terão que atender as regras, embora possam seguir funcionando em sistema de telentrega. Farmácias e postos de combustíveis seguirão abertos.
Prefeitos da região têm reclamado de aglomerações aos finais de semana que, em meio à pandemia, lembra meses de alta temporada. Os administradores chegaram a cunhar o termo "inverneio" para a situação inusitada.