- Número estimado de recuperados é de 12.613 (82% dos casos)
- Passo Fundo, Porto Alegre e Santa Maria foram os municípios com mais casos registrados em 24 horas
- Na Capital, devido ao avanço da doença, novas restrições foram impostas pela prefeitura
O Rio Grande do Sul confirmou 793 novos casos de infecção por coronavírus nas últimas 24 horas, com 10 óbitos. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, o total de infectados chegou a 15.438 nesta segunda-feira (15), com 360 mortes. Já o número estimado de recuperados é de 12.613 (82% dos casos).
As vítimas fatais moravam em Alegrete, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, General Câmara, Hulha Negra, Mariana Pimentel, Nova Petrópolis, Tiradentes do Sul e Porto Alegre.
As mortes na Capital já haviam sido divulgadas pela prefeitura e entraram no boletim do governo do Estado no fim da tarde desta segunda-feira.
Já em Bento Gonçalves, a vítima é uma idosa que estava internada no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul, e morreu na sexta-feira (12). Este é o 24º óbito por covid-19 no município.
Em Caxias do Sul, uma mulher que estava internada desde o dia 9 no Hospital Geral morreu no sábado (13). Conforme a prefeitura, a vítima tinha doença cardiovascular crônica, diabetes, entre outras comorbidades. O município registra sete mortes por covid-19.
Em Tiradentes do Sul, um idoso, que estava internado no Hospital de Caridade de Três Passos, desde 5 de junho, morreu no sábado. O paciente havia sido diagnosticado com covid-19 no dia 9 de junho, pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-RS).
A prefeitura de Mariana Pimentel informou que uma moradora que estava internada no Hospital Conceição, em Porto Alegre e veio à óbito nesta segunda-feira (15). Já a prefeitura de Hulha Negra confirmou apenas que óbito de um morador ocorreu no último sábado.
Em Nova Petrópolis, há uma divergência de informações entre a prefeitura e SES sobre a morte de homem, de 40 anos, que ocorreu no último sábado. Em nota oficial, o Executivo municipal afirma que o atestado de óbito do paciente declara que a causa da morte foi Linfoma não Hodgkin, doença contra a qual o paciente lutava desde 2014, e não por conta da covid-19.
A prefeitura confirma que ele testou positivo para o coronavírus, mas que não seria a causa da morte. No entanto, a Secretaria Estadual da Saúde afirma que o homem começou a sentir os sintomas da covid-19 no dia 9 de junho, sendo internado no dia seguinte com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A confirmação via exame laboratorial (RT-PCR) saiu neste sábado (13), mesma data do óbito. O homem tinha, além do linfoma, outras comorbidades como diabetes, doença respiratória crônica e obesidade.
As prefeituras de General Câmara, Nova Petrópolis e Alegrete não divulgaram informações sobre as vítimas.
As cidades com maior número de novas infecções, conforme o governo do Estado, foram Arroio do Meio (26), Canoas (34), Caxias do Sul (21), Marau (30), Nova Araçá (38), Nova Hartz (18), Nova Prata (32), Novo Hamburgo (24), Passo Fundo (79), Porto Alegre (44), Santa Maria (63) e Teutônia (22).