Passo Fundo desceu um degrau na escala de restrições determinadas pelo governo do Estado para o combate ao coronavírus. A cidade e a região onde fica deixaram de ter bandeira vermelha e foram classificadas pela cor laranja na atualização deste sábado (9) do mapa de distanciamento controlado estadual. Com isso, parte do comércio não-essencial poderá reabrir, sob alguns cuidados, e as indústrias poderão operar com um contingente maior de funcionários.
— É uma boa noticia. Mais leitos de UTI e menos óbitos permitiram que Passo Fundo pulasse de bandeira, mas temos absoluta consciência de que precisamos continuar mobilizados — afirma o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo.
Ele fez um apelo à população para que mantenham rigor nos cuidados sanitários e o isolamento. A prefeitura terá uma reunião entre prefeito e secretários neste domingo (10) para definir um decreto municipal que regre a reabertura do comércio.
Atualmente, a cidade soma 17 óbitos e 253 casos confirmados pela covid-19. O governador Eduardo Leite afirmou que a nova posição de Passo Fundo se deve à melhora nos indicadores de óbitos em relação à semana anterior e também ao recebimento de 13 novos leitos de UTI.
Pedro Zuanazzi, diretor do Departamento de Economia e Estatística da Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão e um dos responsáveis pelo sistema de classificação de bandeiras, afirma que Passo Fundo melhorou em seus indicadores de controle à pandemia, mas continua com classificações pretas (as mais graves) em outros, portanto, o alerta precisa ser mantido.