A prefeitura de Lajeado, no Vale do Taquari, divulgou neste domingo (17) um novo decreto que estabelece a liberação para a reabertura de estabelecimentos comerciais no município. A alteração ocorre após a mudança que o município teve a bandeira de alerta reduzida de vermelho para laranja. As novas regras têm validade a partir desta segunda-feira e valem até o próximo domingo (24).
O decreto se baseia nas definições estabelecidas pelo Governo do Estado dentro do plano de distanciamento controlado, mas determina algumas restrições. Entre elas está a restrição de gratuidade na passagem de ônibus para idosos nos horários de pico e a proibição de venda de bebidas alcoólicas nas lojas de conveniência, food trucks, trailers e lancherias. O consumo de bebidas alcoólicas nas ruas e espaços públicos também é vedado.
As academias poderão funcionar com 25% de seus funcionários e observando o limite de um cliente a cada quatro metros quadrados por vez. O shopping da cidade deve abrir apenas na terça-feira.
O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, comemora a mudança da classificação da região, mas reforça que as medidas de segurança vão seguir sendo realizadas.
— Essa conquista é muito importante para todos os segmentos. Todos nós podemos voltar ao trabalho, mas sempre com cautela, com zelo, como já vinha sendo feito – ressalta o prefeito.
O decreto estabelece ainda regras específicas para o comércio que opera próximo à Unidade de Pronto Atendimento, que faz o primeiro atendimento aos casos suspeitos de coronavírus.
A fiscalização das novas regras será exercida de forma compartilhada pelo setor de fiscalização da Secretaria Municipal do Planejamento, pelos fiscais da Vigilância Sanitária e pela equipe da Secretaria de Segurança Pública do Município.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o município de Lajeado registra, até o momento, 15 mortes por coronavírus, com 242 casos confirmados. É a terceira cidade com o maior número de óbitos, ficando atrás apenas de Passo Fundo e Porto Alegre.