A prefeitura de Agudo, na Região Central, emitiu um decreto em que libera o funcionamento de canchas de bocha no município, desde o começo desta semana. O pedido partiu dos jogadores, e a permissão vem com restrições.
O motivo é que a maioria das cerca de 25 canchas estão no interior onde, segundo o prefeito Valerio Trebien, os moradores naturalmente já fazem isolamento social. O município tem 16,5 mil habitantes, sendo que 9 mil estão no meio rural. O prefeito ainda indica algumas obrigatoriedades para que seja permitida a prática do esporte:
— Pode funcionar desde que não tenha mais do que 15 pessoas no entorno da cancha e mais de quatro pessoas jogando, mantendo o distanciamento, com a utilização de máscaras, o estabelecimento vai ter que ter álcool em gel. A fiscalização vai estar circulando no final de semana. Reforço que a liberação é para aqueles atletas abaixo dos 60 anos, grupo de risco está fora desta autorização.
Agudo não tem nenhum caso suspeito ou confirmado de covid-19. Na região, até o momento, a cidade mais perto de Agudo com mais casos confirmados é Santa Maria, com 28.
A população foi quem pediu à prefeitura pela liberação dos jogos. Demais práticas esportivas coletivas seguem suspensas, e não há previsão de retomada. O prefeito reforça que, caso a situação do município mude, e surjam casos de coronavírus, a atividade pode ser suspensa novamente.
Na cidade, as restrições são parecidas às de outros municípios da região: comércio com atendimentos em até 30% da capacidade prevista, academias tendo que fazer sanitização dos instrumentos a cada aluno e proibição da aglomerações de mais de 20 pessoas, seja de qual natureza for. O município ainda não tem obrigatoriedade de usar máscaras de proteção, mas é a orientação do Executivo de que todos no município usem a máscara e sigam respeitando o distanciamento.