- RS tem 3.798 casos e 62,4% pessoas recuperadas
- Ocorrências da doença aconteceram em 224 municípios
- No Brasil, pela primeira vez, foi superada a marca de mil mortes diárias
O Rio Grande do Sul atingiu nesta terça-feira (19) a marca de 160 mortes por coronavírus. Foram confirmados nove óbitos, são cinco homens e quatro mulheres, com idades entre 39 e 76. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou ainda 51 novos casos confirmados, chegando a 3.798 em 224 municípios. Já o percentual de recuperados é de 62,4%.
As vítimas são de Canoas (mulher, 72 anos, e homem, 75), Caxias do Sul (homem, 74 anos), Gravataí (mulher, 68 anos), Ibirapuitã (mulher, 39), Montenegro (mulher, 76 anos), Passo Fundo (homem, 63 anos), Porto Alegre (homem, 57 anos) e Sapucaia do Sul (homem, 68 anos).
As prefeituras de Passo Fundo e Porto Alegre haviam divulgado mais cedo a confirmação das mortes. As duas cidades registram 25 óbitos cada, sendo os municípios com o maior número de falecimentos no Rio Grande do Sul. São responsáveis por 31,25% dos óbitos no RS.
A quarta morte pelo Covid-19 em Sapucaia do Sul foi de um homem de 68 anos, morador do bairro Carioca, que tinha a obesidade como principal comorbidade e esteve internado na UTI do Hospital Getúlio Vargas. Com a gravidade do quadro, ele foi transferido para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, hospital referência para Sapucaia nos casos graves, aonde veio a falecer.
Em Gravataí, a vítima fatal é uma mulher de 68 anos, que foi atendida no Hospital Dom João Becker, no dia 11 de maio e transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário, em Canoas. Ela apresentou o quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e faleceu na segunda, 18 de maio.