A prefeitura de Bagé, na região da Campanha, voltou a publicar decretos com medidas mais rígidas para aumentar o distanciamento social. A partir desta segunda-feira (18), novamente vigora na cidade o toque de recolher entre 22h e 6h. Também está proibido o funcionamento de comércios de bebidas alcoólicas e o consumo desses produtos em vias públicas.
As medidas foram anunciadas após um final de semana movimentado no município. Houve registro de aglomeração de jovens com bebidas e som alto em calçadas, praças e na Avenida Sete de Setembro, a principal do município. Segundo a prefeitura, a maioria comprou as bebidas em estabelecimentos durante a madrugada. Alguns comércios ficaram abertos até as 4h.
Ao anunciar as medidas em transmissão via redes sociais, o prefeito Divaldo Lara lembrou que a cidade chegou a ser a segunda com maior registro de casos de coronavírus no Rio Grande do Sul no final de março, mas, com uma quarentena rigorosa desde o dia 19 daquele mês, conseguiu reverter a situação. Atualmente, é o 24º município com maior número de casos (33). Até o momento, não há registro de morte por covid-19 em Bagé.
— É um comportamento irresponsável de algumas pessoas que não entenderam que estamos vivendo momento de crise em saúde pública no mundo inteiro. Essa irresponsabilidade tem trazido consequências a todos e colocado em risco a saúde dos bajeenses — criticou Lara.
Fechamento mais cedo
Além do toque de recolher e da proibição de venda de bebidas, o decreto da prefeitura determina que bares e restaurantes terão redução no horário de funcionamento, parando obrigatoriamente de receber clientes às 22h. Diferente dos comércios de bebidas, esses estabelecimentos podem fazer entregas até meia-noite. Também está proibida a promoção de reuniões, festas ou encontros com aglomeração.
Bagé segue com barreiras sanitárias nas entradas do município, onde motoristas que se deslocam de outras regiões são questionados de onde estão vindo e para onde estão indo. A temperatura corporal de quem passa é aferida. Para quem tem sintomas, é oferecido um teste rápido para covid-19.
Assassinato em meio a aglomeração
Em meio ao público que se aglomerava desrespeitando as orientações das autoridades sanitárias, um homem de 23 anos foi morto a tiros na Avenida Sete de Setembro, no começo da madrugada desta segunda-feira (18). De acordo com a Brigada Militar (BM), os disparos teriam acontecido em meio a uma briga generalizada. A vítima ainda não teve a identidade revelada pelas autoridades.