Dois mil kits de testes rápidos para diagnóstico de coronavírus foram doados à prefeitura de Porto Alegre. A iniciativa é do Grupo Iguatemi, que realizou a entrega nesta sexta-feira (24) ao prefeito Nelson Marchezan Júnior.
Os testes rápidos oferecem resultado em até 20 minutos. Mas devem ser utilizados após o sétimo dia de manifestação de sintomas da doença. Isso porque eles detectam, a partir da coleta de amostra de sangue, os anticorpos produzidos contra a covid-19. Esse é o tempo médio que o corpo necessita para reagir ao vírus e, portanto, permitir que a doença seja diagnosticada.
Os testes vêm sendo realizados na Capital em profissionais de saúde e segurança pública, além de pessoas internadas. Segundo a prefeitura, os kits recebidos serão empregados em 20 pontos de coleta conveniados com a Secretaria Municipal da Saúde.
— São importantes para ampliar nossa estratégia de combate à pandemia. Somados aos que compramos, vamos chegar a um índice mais adequado de pessoas testadas, o que vai nos auxiliar na tomada de decisões — afirmou Marchezan.
Gerente-geral do Iguatemi Porto Alegre, Nailê Santos ressaltou que este é o momento de a iniciativa privada mostrar seu comprometimento com a comunidade:
— Todos devem fazer a sua parte para superarmos essa crise.