A Prefeitura de Canoas decidiu nesta segunda-feira (20) revogar o decreto que permitia a flexibilização para abertura de academias e centros de treinamento no município. Segundo nota divulgada pelo Executivo municipal, a decisão ocorre após o entendimento do governo do Estado de que a iniciativa não estava adequada ao decreto estadual já em vigor sobre o tema. A posição do governo foi estabelecida na tarde desta segunda-feira, apontando para a proibição de abertura desses estabelecimentos.
No documento, a prefeitura voltou a destacar que compreende as academias como estabelecimentos responsáveis pela prestação de serviços complementares à promoção da saúde. No entanto, admitiu que é preciso respeitar o ordenamento jurídico do Estado.
Com o novo decreto, que já está em vigor, fica vedado o funcionamento de ginásios de esportes, academias, centros de treinamento e de ginástica, campos de futebol, quadras esportivas e poliesportivas, praças esportivas, cinemas e clubes sociais, independentemente da aglomeração de pessoas.
O decreto anterior permitia a abertura com uma série de regras de acesso dos clientes e de higiene.