A cidade de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, recebeu na segunda-feira (27) 1.720 kits dos chamados testes rápidos para detectar coronavírus. Com a aplicação dos exames, a prefeitura pretende mapear a parcela da população que já contraiu covid-19 e se recuperou.
Além disso, para compreender o comportamento do vírus na cidade, a comunicação das estatísticas vai incluir a partir desta terça-feira (28) os resultados de exames feitos em laboratórios particulares.
O teste rápido consiste em um exame de sangue feito no paciente com resultado mais imediato que as 48 horas necessárias para os testes PCR. A amostra atesta a presença de anticorpos contra a doença em organismos que já contraíram o vírus e se curaram.
A prefeita da cidade, Fátima Daudt, fez uma transmissão em vídeo em suas redes sociais pessoais para explicar a “nova fase da covid-19” no município. Segundo ela, números tendem a aumentar e é importante que a população entenda a mudança na contagem de casos para evitar boatos e alarmismo.
Fátima alerta, no entanto, que, caso os números apontem uma alta circulação do vírus na cidade, medidas que flexibilizaram o funcionamento do comércio podem ser revistas.
— Se for necessário restringir novamente porque o vírus tem um pico na cidade, vamos fazer isso novamente — declarou, ressaltando:
— Covid não é brincadeira. É um vírus difícil.
Pessoas com sintomas de gripe há pelo menos 10 dias serão o foco inicial da testagem. A Secretaria de Saúde do município informa que buscará os primeiros pacientes a serem testados entre os 530 idosos que vivem nos 33 asilos e casas de repouso que atendem o público na cidade.
Paralelamente, profissionais da saúde com ou sem sintomas gripais e os que tiveram algum membro da família com sintomas também serão testados. Pacientes de 60 anos ou mais atendidos com sintomas gripais no Centro Covid do município desde o dia 20 de março também serão testados.
Novo Hamburgo registra 36 casos confirmados de coronavírus até a noite desta terça-feira (28) - considerando os resultados de exames feitos em clínicas particulares. Uma criança de dois anos que realizou o teste no domingo (26) é a paciente de covid-19 mais nova na cidade. Ela e a família cumprem isolamento domiciliar sem sintomas graves, segundo a Secretaria de Saúde do município.
O lote de 1.720 testes rápidos foi encaminhado do Ministério da Saúde para o sistema municipal. A prefeita Fátima Daudt revelou que outros 500 exames doados estariam a caminho nos próximos dias.