A Secretaria Estadual da Saúde confirmou nesta sexta-feira (3) mais 14 casos de coronavírus no Rio Grande do Sul. Com isso, o chega a 410 o número de pessoas contaminadas em 59 municípios gaúchos. Na manhã desta sexta, os casos confirmados somavam 396.
A cidade de Bento Gonçalves contabilizou cinco novos registros, chegando a nove infectados. Em Bagé, são mais dois casos, totalizando 18 pacientes — a cidade da Campanha é a que possui o maior número de confirmações da covid-19 no interior do Estado.
Já os municípios de Porto Alegre, Farroupilha, Passo Fundo, Campo Bom, Pelotas, Santa Rosa e Torres tiveram atualizados um caso em cada.
O número de mortes segue seis. O último óbito registrado foi na noite de quinta-feira (2), em Porto Alegre: uma idosa de 92 anos, com histórico de asma, que estava internada desde 24 de março na UTI do Hospital de Clínicas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a mulher começou a apresentar sintomas no dia 23 de março, e a notificação foi feita no dia 24. Ela era paciente de uma clínica geriátrica da Capital.
Estado irá distribuir cloroquina para hospitais
Também nesta sexta, o Estado divulgou que recebeu 25 mil comprimidos de cloroquina 150mg, vindas do governo federal. Os medicamentos serão usados no tratamento de pacientes graves e hospitalizados devido ao coronavírus.
Conforme o governo gaúcho, alguns hospitais do Estado estão sendo avisados para que demonstrem interesse em receber o medicamento. A distribuição será realizada por meio das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs).
O volume recebido é suficiente para o atendimento às pessoas com a forma mais grave da doença, que estejam em unidade de terapia intensiva (UTI), de acordo com o governo do RS. Mais doses devem ser repassadas ao Estados nas próximas semanas.
A cloroquina ainda não possui eficácia comprovada cientificamente contra a covid-19, mas estudos estão sendo realizados em diversos lugares do mundo.