- Total de pacientes com coronavírus chega a 1.529
- Doença é registrada em 142 municípios do Estado
- No Brasil, são 5.901 mortes e 85.380 contaminados
O Rio Grande do Sul registrou sete novos óbitos por coronavírus nesta quinta-feira (30). É o maior número de mortes confirmadas em um só dia, embora nem todas tenham acontecido hoje — segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o dia com mais óbitos foi 26 de abril, com oito vítimas fatais. São 127 novos casos da doença nesta quinta, chegando ao total de 1.529 pacientes, em 142 municípios.
As mortes confirmadas nesta quinta ocorreram em sete cidades diferentes: Bento Gonçalves, Estrela, Lajeado, Monte Belo do Sul, Santo Ângelo, Porto Alegre e Quaraí. Confira a lista:
- Santo Ângelo – homem, 39 anos (30/04)
- Lajeado – mulher, 88 anos (29/04)
- Porto Alegre – homem, 76 anos (29/04)
- Quaraí – mulher, 93 anos (30/04)
- Monte Belo do Sul – mulher, 52 anos (28/04)
- Bento Gonçalves – homem, 73 anos (29/04)
- Estrela – homem, 76 anos (30/04)
Conforme a prefeitura da Capital, a vítima de Porto Alegre que morreu na quarta era um homem, de 76 anos, que era hipertenso, diabético e tinha insuficiência renal crônica. Ele estava internado desde a quinta-feira passada (23) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Divina Providência, na Capital.
Em seu perfil oficial no Facebook, a prefeitura de Santo Ângelo divulgou a morte e lamentou a perda. A vítima, conforme o Executivo local, era um caminhoneiro de 39 anos que morreu nesta manhã, no Hospital Santo Ângelo (HSA). O homem era casado e pai de duas filhas, de 18 e 15 anos.
A informação de que ele morreu devido a doença foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, pelo Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus (CTECOV), e pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), segundo a prefeitura.
A vítima havia recebido diagnóstico positivo para o coronavírus na última terça-feira (28) pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen/RS) e se encontrava internada na UTI do hospital desde a sexta-feira (24), segundo a prefeitura. A situação dele foi agravada por outros problemas de saúde.
O motorista havia retornado recentemente de São Paulo e chegado a Santo Ângelo no dia 21 de abril, quando procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), apresentando sintomas gripais e febre.
Após a consulta, foi encaminhado para o isolamento domiciliar. Com a piora no estado de saúde, retornou à UPA na quinta (23), data em que foi transferido para a internação no hospital. Na instituição, ele passou por um teste rápido, cujo resultado deu negativo.
Na sexta (24), ele foi internado na UTI. No sábado (25), testou positivo para o covid-19, com exame confirmado pelo Lacen na terça (28).
A prefeitura de Lajeado confirmou que a mulher de 88 anos que morreu estava internada no Hospital Bruno Born desde 27 de abril. Ela foi a óbito na quarta, mas teve a coleta e a confirmação para covid-19 nesta quinta-feira. Não foi divulgado se ela tinha comorbidades.
Já o município de Bento Gonçalves divulgou que o homem, de 73 anos, tinha outras enfermidades que o colocavam no grupo de risco. Ele estava internado no Hospital Tacchini e teve a confirmação da doença por meio de teste em laboratório particular.
As prefeituras de Quaraí e Monte Belo do Sul também confirmaram que as vítimas já possuíam doenças anteriores à infecção de coronavírus.