A falta de clientes em razão do isolamento social fez com que os salões de beleza e as barbearias de Porto Alegre fechassem suas portas há cerca de 10 dias. Mas, nesta segunda-feira (30), um movimento de reabertura tomou conta dos estabelecimentos do ramo. Alguns dos grandes salões da Capital decidiram terminar a quarentena e voltar a funcionar — ou comunicaram aos clientes que retomarão as atividades nos próximos dias.
É o caso do Meia Hora, localizado na Avenida Nilo Peçanha, que chega a receber mais de 250 clientes por dia. Embora o decreto do prefeito Nelson Marchezan, publicado na madrugada do dia 21, permitisse o funcionamento desse tipo de local respeitando regras para evitar a disseminação do coronavírus, a maioria dos salões se adequou às medidas restritivas e cancelou as atividades na semana passada. Elisandra Rhoden, proprietária do salão, seguiu o movimento de resguardo para proteger clientes e funcionários. Agora, decidiu reabrir o espaço respeitando as regras do decreto, que incluem equipes reduzidas e restrição ao número de clientes simultâneos. Nesta segunda, foram 78 pessoas atendidas no espaço.
— Tivemos muitos cancelamentos, não tinha como manter as portas abertas, estava todo mundo com medo. Já tínhamos encomendado mais álcool gel, vamos usar luvas, máscaras, manter a distância. Os profissionais chegam no salão e trocam de roupa e de sapato, limpamos o local com mais frequência, até a máquina do cartão de crédito. As portas ficam abertas e reduzimos nosso horário para das 10h às 18h — ressalta Elisandra. — Mas também já deixei bem claro: se a situação mudar, se agravar, ou o decreto da prefeitura tiver novas orientações, fechamos as portas a qualquer momento. A saúde está em primeiro lugar.
Na terça-feira (31), outros dois salões abrirão as portas: a estética Red Beauty Bar, na Avenida Plínio Brasil Milano, e o Visualité Estética e Cabeleireiros, na Avenida Dom Pedro II. Íris Vieceli Garcia, que está à frente do Visualité, acredita que a aglomeração será facilmente evitada nos próximos dias em razão da falta de público:
— Vai vir pouca gente, mas estamos tomando as providências necessárias de qualquer maneira. Remanejamos o espaço para garantir o afastamento das clientes, terminei com o serviço de manobrista nesse momento e vamos voltar com menos da metade do número de profissionais. Muitos estão optando por ficar em casa e eu respeito isso.
Já Bianca Stoll, da Red, instituiu o voucher solidário, além das medidas de higiene redobradas. A cada serviço adquirido antecipadamente, por meio de transferência bancária, a cliente ganhava 20% de desconto.
— É uma forma de ajudar os profissionais. Menos da metade vai voltar a trabalhar amanhã (terça-feira), vamos espaçar as agendas, deixar um horário de intervalo entre quem quiser vir. Vimos esse movimento de reabertura dos salões e decidimos abrir as portas novamente, mas com segurança, muito álcool gel e informativos sobre a importância de lavar as mãos — explica Bianca.
O presidente do Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares no Estado do Rio Grande do Sul (Sinca RS), Marcello Chiodo, acredita que a próxima semana, a partir do dia 6 de abril, deve concentrar um número ainda maior de estabelecimentos voltando à normalidade. Principalmente em razão da dificuldade econômica de empresários e autônomos, opina:
— A recomendação do sindicato é que sigamos o decreto. Se a prefeitura libera e a pessoa se sente segura, pode abrir. Mas, claro, sempre de olho nos cuidados, passando álcool gel nas cadeiras, nos materiais, deixando as portas abertas, evitando o acúmulo de pessoas, todos os cuidados necessários. Semana que vem será uma maior movimentação, chegaremos a um momento crítico financeiro.
Regras para salões de beleza e barbearias
- O funcionamento deve ser com equipes reduzidas
- É necessária restrição ao número de clientes simultâneos
- A lotação nas salas de espera ou de recepção não poderá exceder a 30% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou de proteção de prevenção contra incêndio
- Para evitar aglomerações, é necessário observar a distância de 4 metros quadrados entre os clientes (dois metros de distância entre cada pessoa atendida)
- É preciso higienizar, pelo menos a cada três horas, durante o período de funcionamento do espaço as superfícies de toque (corrimão, maçanetas, portas, etc.)
- Usar preferencialmente para a higienização álcool em gel 70% e/ou água sanitária
- Higienizar, preferencialmente após cada utilização ou, no mínimo, a cada três horas, durante o período de funcionamento e sempre quando do início das atividades, os pisos, paredes e banheiro
- Manter à disposição e em locais estratégicos álcool em gel 70% para utilização dos clientes e funcionários do local
- Manter locais de circulação e áreas comuns com os sistemas de ar-condicionados limpos (filtros e dutos) e, quando possível, manter pelo menos uma janela externa aberta, contribuindo para a renovação de ar