O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) anunciou, nesta terça-feira (17), uma série de medidas preventivas devido ao avanço do coronavírus. As provas teóricas e práticas serão suspensas por 15 dias, enquanto as aulas terão regras para reduzir a chance de contágio. Os prazos para protocolo de documentos serão ampliados.
O período em que os exames não serão aplicados será entre a próxima quinta-feira (19) e o dia 2 de abril. Já os motoristas que precisarem entrar com defesa e recursos de multas e indicação de condutores terão, automaticamente, mais 30 dias para as ações. O mesmo prazo será concedido para quem está em processo de suspensão da carteira de motorista por ter atingido o máximo de pontos. A prorrogação é válida a partir desta quarta-feira (18).
Não há obrigatoriedade para que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) permaneçam abertos. No entanto, os locais que fecharem as portas, deverão comunicar a medida ao Detran-RS.
Aos que permanecerão atendendo, haverá restrições. Aulas teóricas de direção serão ministradas, mas as salas não poderão ter mais alunos do que a metade da capacidade da sala. Aulas práticas serão realizadas com as janelas dos carros abertas e que seja feita a higienização com álcool gel de todos os locais do veículo em que o aluno tiver contato.
A Junta Médica Especial também estará suspensa, por 30 dias, a partir desta quarta-feira.
Os cerca de 700 servidores que atuam na sede administrativa da autarquia serão liberados para trabalhar em casa. O órgão vai operar em regime de plantão. O atendimento telefônico será reforçado, através do número 0800-905-5555.
Os leilões de veículos e sucatas serão suspensos por 30 dias.