Cerca de 300 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio de Porto Alegre terão as aulas suspensas a partir de quarta-feira (18). A medida é a mais restritiva até o momento tomada pela prefeitura da Capital desde o início do avanço do coronavírus. Ainda assim, os portões das instituições seguirão abertos e as refeições seguirão sendo oferecidas.
— Como nós temos uma rede que atende regiões e pessoas em situação de vulnerabilidade, nós vamos manter a alimentação — explicou o prefeito Nelson Marchezan, em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (16).
A medida é válida para as redes pública – municipal e estadual – e privada. A restrição não atinge as instituições de ensino infantil, que seguirão recebendo estudantes. No entanto, a prefeitura pede que os pais deixem os filhos em casa, caso seja possível, para evitar aglomerações.
A ação será mantida por mantida até o dia 12 de abril, embora possa ser ampliada ou reduzida, caso medidas mais drásticas de combate ao vírus tenham que ser tomadas. A situação será reavaliada a cada dois dias.
Servidores
Medidas excepcionais serão adotadas em relação aos servidores municipais. Os trabalhadores com mais 60 anos ou mais irão trabalhar em casa. Equipes das áreas de saúde e segurança tiveram as férias canceladas por tempo indeterminado. Em outros setores, a prefeitura pede para que as viagens sejam informadas para avaliação.
A preparação para a chegada do inverno será antecipada. A prefeitura já encaminhou projeto à Câmara de Vereadores pedindo a autorização para contratações. Não está descartado o envio de novas propostas com o mesmo objetivo. A intenção é reforçar as equipes que atuam na área da saúde.
Eventos
A prefeitura ainda avalia a possibilidade de proibir aglomerações. Na última semana, um decreto foi editado apenas orientando produtores culturais a não promoverem eventos com mais de cem pessoas, mas sem punições em caso de descumprimento. O município ainda cancelou a programação da Semana de Porto Alegre.
O transporte público não será afetado neste momento. Os ônibus manterão todos os horários. A única determinação, divulgada na última semana, é de que os veículos circulem com as janelas abertas, mesmo os equipados com ar-condicionado.