“Um cara bondoso, generoso, de sorriso no rosto, sempre disposto! A felicidade dele era a família reunida!”. Assim a filha do empresário que faleceu vítima de coronavírus no Estado classificou o pai em conversa com GaúchaZH.
Ainda abalada por tudo que ocorreu, Juliana Anschau França, 30 anos, respondeu a algumas perguntas feitas pela reportagem através de mensagens de WhatsApp. O empresário deixa dois filhos, a esposa, uma neta de apenas três anos e outra que está a caminho – Juliana está grávida e deve dar à luz em agosto.
A biomédica e empresária disse que Luiz Alberto Anschau, 60 anos, tinha como hábitos andar de bicicleta e cozinhar. A tradicional reunião de família que ele tanto gostava ocorria aos domingos. Anschau voltou de viagem aos Emirados Árabes com sintomas de coronavírus.
Segundo Juliana, a viagem estava programada há um ano. Em relação à vida profissional, disse que o pai era muito dedicado à empesa, Sucos Petry.
– Dedicação total. Foi ele quem fez toda a implantação da fábrica de sucos – conta.
Segundo a filha do empresário, o pai chegou de viagem no dia 15 e foi para sua casa de praia, isolado, onde ficou até o dia 18. Nesta data, procurou atendimento médico no Hospital da Unimed, em Novo Hamburgo. Estava com febre e congestão nasal. Coletou amostras para exame de coronavírus e teve remédios para dor e febre receitados. O único contato dele nesse período foi com a esposa, que passa bem. Ela ainda não fez o teste, mas a família pretende providenciar.
Juliana conta que o pai seguiu para casa depois disso, para isolamento domiciliar, em Ivoti. Ela relata, ainda, que no dia 22 Anschau voltou a procurar atendimento.
– Pois estava com mais tosse, angustiado e com medo – relembra.
A empresária recorda que ele logo foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) “com oxigênio, pois já estava saturando menos que o normal, e a tomografia havia indicado quadro de pneumonia”.
No dia 24, de madrugada, teve piora grave e precisou ser sedado e entubado. O falecimento ocorreu na madrugada desta segunda-feira (30).