A Argentina anunciou nesta terça-feira (21) que está revogando a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre, mantendo a exigência em locais fechados, e também abrindo fronteiras. Com isso, viajantes vindos do Brasil, Chile e Reino Unido, por exemplo, podem entrar no país sem a necessidade de quarentena. Para isso, é preciso comprovar esquema vacinal completo contra a covid-19.
As medidas fazem parte de uma série de flexibilizações que o governo do país vizinho colocará em prática a partir do dia 1º de outubro.
Para entrar no país, os turistas precisarão, além do documento que comprove a vacinação completa, apresentar teste PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque e repetir o exame em sete dias. Clique aqui e veja todas as regras para viajantes.
Com relação ao uso de máscaras, o governo afirma que ainda é obrigatório em locais fechados, como em sala de aula, cinema, teatro, transporte público, shows, por exemplo. A liberação só é permitida em locais ao ar livre.
A ministra da Saúde, Carla Vizzotti, disse que a flexibilização das regras permitirá mais atividades econômicas, industriais e comerciais em locais fechados, mantendo as medidas de prevenção.
— Estamos em momentos muito positivos, sabemos que a pandemia não acabou, temos que manter os cuidados. [...] Estamos caminhando para a plena recuperação das atividades — disse Vizzotti em entrevista coletiva em Buenos Aires nesta terça-feira.
Após um início lento em sua campanha de vacinação, a Argentina já administrou mais de 49 milhões de doses. O país tem cerca de 5,24 milhões de casos confirmados de coronavírus.