Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Conheci Atenas em 2015, vindo de alguns dias em Roma. Foi uma das viagens mais importantes da minha vida. Um sonho de criança, alimentado pelos livros do Monteiro Lobato, que fazia as personagens viajarem à Grécia Antiga, acompanhar Hércules em seus 12 trabalhos, somente usando o pó do pirlimpimpim...
No meu caso, foi um pouco mais complexo. Demorou bastante, mas consegui realizar essa viagem desde a tenra infância almejada. Não tenho vergonha de dizer que, após subir a íngreme rampa que dá acesso à Acrópole, quando me vi diante do Partenon, templo grego dedicado à deusa Atena, chorei. Chorei tanto que mal conseguia parar de soluçar diante desse monumento que pautou a cultura ocidental, sobreviveu a diversas guerras e alimentou os sonhos de gerações por mais de 2,5 mil anos.
Voltei a ser criança andando pelas ruas da capital grega, passando por monumentos, imaginando os filósofos e historiadores circulando por ali, criando as bases do pensamento ocidental, personificado na majestosa Acrópole, no quase indestrutível Partenon.
Dica básica: Atenas pede que, antes de tudo, estudemos um pouco de história ou, no mínimo, relembremos algo das aulas do Ensino Médio. É grandiosa demais para passar correndo e não aproveitar seus museus e monumentos a céu aberto."
Alessandro Castro, de Porto Alegre
"O Parlamento Helênico, sede do poder legislativo da Grécia, está localizado em frente à Praça Syntagma. De hora em hora, é feita a troca da guarda, mas a cerimônia oficial ocorre aos domingos, às 11h, com presença da banda militar. É uma das grandes atrações de Atenas."
Luiz Carlos Kaufmann
De Porto Alegre, em novembro de 2017
"Atenas é uma das mais antigas cidades do mundo. Lá está a Acrópole, datada de 450 a.C., numa das suas colinas mais altas. Seus muros fortificados servem de moldura e apoio para fotos. Ao fundo, vê-se as colinas que rodeiam a cidade e, lá embaixo, o Templo de Zeus, rei dos deuses do Olimpo."
Silvia Helena Uebel
De Novo Hamburgo
"O templo de Zeus é uma monumental ruína dedicada ao rei dos deuses do Olimpo, localizada no centro da cidade de Atenas. É o maior e o mais antigo monumento grego. A construção começou no século 6 a.C., e a obra foi concluída pelo imperador Adriano no ano de 132 d.C. Era composto por 104 colunas em mármore, com 17 metros de altura e dois metros de diâmetro. Grandes terremotos destruíram o templo – permanecem em pé apenas 15 colunas e uma está caída ao solo."
Luiz Antonio Tesser
De Canoas, em abril de 2014
"A capital da Grécia mantém viva sua herança da era clássica, representada por monumentos e construções espalhados pela cidade. Obras de origem bizantina fazem parte de seu acervo arquitetônico, como a Igreja Bizantina dos Santos Apóstolos, datada de mil anos a.C."
Rosângela Loeblein
De Campo Bom, em maio de 2011