Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Antônio Pozzer
Apesar de ter nascido e me criado em uma cidade de fronteira com o Uruguai (Quaraí), de ter ascendência uruguaia (avó materna) e de já ter ido várias vezes a este país cativante, somente há dois meses, em um feriado prolongado que passei com minha mulher e meu filho Rodrigo no Uruguai, é que finalmente conheci Colônia de Sacramento, sobre a qual já tinha lido e ouvido várias referências.
Situada às margens do Prata, a 200 quilômetros de Montevidéu, Colônia é um tesouro turístico. A chegada por uma avenida ornamentada por butiazeiros já antecipa o clima de enlevo que virá. Na entrada, facilmente parece ser apenas mais uma cidade interiorana uruguaia. Mas quando se chega à área central, é como atravessar uma cortina do tempo: o calçamento muda, a arquitetura de três séculos atrás se sobressai, seus olhos se arregalam... o encanto acontece!
Leia também
10 dicas para conhecer Montevidéu em um fim de semana
Voo da Azul de Porto Alegre a Montevidéu passará a ser diário
Conheça as belezas escondidas da costa uruguaia
Punta del Este é para todas as turmas
Andar pelas calçadas, admirando as construções históricas – que remetem ao passado português e espanhol desta colônia outrora tão disputada – é puro deleite. As ruínas do mosteiro, o farol, a murada que servia de defesa e controle da grande via de acesso para a Europa, a Calle de S. Pedro, com calçamento e casario originais do século 18, os carros decorativos, harmonizando com o clima de viagem no tempo... Nota-se o capricho e o cuidado de bem receber em cada detalhe.
Em dias claros, pode-se ver Buenos Aires do outro lado do Rio da Prata. Pode-se fazer um bate-e-volta pelo Buquebus (1h30min de travessia). Mas, se o coração preferir ficar, por achar que a pequena joia é mais aconchegante que a metrópole portenha, quem há de culpá-lo?
PERFIL
Antônio Pozzer, 51 anos, é médico em Porto Alegre
Lugares que conhece: Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Peru, Venezuela, Panamá, México, República Dominicana, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França, Itália, Espanha, Portugal, Suíça, República Tcheca, Alemanha, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia, Egito, Turquia, Grécia, África do Sul, China, Japão, Índia, Austrália, Tailândia, Indonésia, Camboja, Vietnã, Malásia, Cingapura, Irlanda, Escócia, Emirados Árabes
Ainda quer conhecer: Israel, Islândia, Jordânia, Nova Zelândia, Havaí, Hungria, Alasca, Myanmar, Polinésia
Leia mais relatos de leitores
"Este farol foi construído em 1857 sobre as ruínas do convento de São Francisco, destruído por um incêndio em 1704. A largura das paredes originais impressiona: têm aproximadamente um metro. Ao subir no farol, além de apreciar o espetáculo do pôr do sol sobre o centro histórico, pode-se avistar Buenos Aires na outra margem do Rio da Prata."
Roberta Macedo Ciocari
De Passo Fundo, em fevereiro de 2016
"Lembrança viva dos tempos da era colonial, a Calle de los Suspiros foi declarada patrimônio mundial pela Unesco em 1995. É conhecida por causa das suas misteriosas histórias de assombrações em noite de lua cheia, suspirando por amores perdidos ou ainda de condenados que foram ali afogados pela maré alta."
Andréa e Enrico Guimarães Gregianin
De Porto Alegre, em julho de 2011
"A localização da cidade é privilegiada para receber turistas, uma vez que está a uma hora de barco de Buenos Aires e a duas horas de carro de Montevidéu. Ela foi fundada pelos portugueses, nas barbas de seus inimigos espanhóis, em fins do século 17. Hoje, é um emaranhado suave e tranquilo de ruas de pedra cheias de turistas e soprada pela brisa fresca do Rio da Prata."
Lisandra Defaveri
De Porto Alegre, em dezembro de 2014
"Além da história presente em todas as ruas, com charmosos lampiões, casas e monumentos dos períodos das disputas entre portugueses e espanhóis, as avenidas são arborizadas, tornando o ambiente um lugar de sonho."
Mauricio Camara dos Santos
De Porto Alegre, em dezembro de 2014