A família Dal Pizzol trabalha com vinho há 13 gerações - sete no Vêneto italiano e seis aqui no Brasil, no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves. E justamente pela própria história, resolveu abrir ao público o seu Ecomuseu da Cultura do Vinho, onde os objetos em exposição são o resultado de décadas de preservação de utensílios usados pelas famílias italianas no preparo de vinhos e vinhedos.
O local com mais de 80 mil metros quadrados fica na Rota Cantinas Históricas, onde estão as vinícolas mais antigas da região. O caminho para chegar lá é lindo. Na Dal Pizzol, o visitante pode provar os produtos na loja ou comprar e degustar no incrível parque onde patos, pavões e gansos caminham livres. Também é bacana visitar o Vinhedo do Mundo, uma plantação com cerca de 400 variedades de uvas de 30 países. Durante a Vindima, no início do ano, é possível participar da colheita - que é transformada em um vinho com corte de todas as uvas.
Confira também
Minha dica
O vinho Enoteca, assinado pelo enólogo Dirceu Scottá: 70% merlot, e o restante cabernet sauvignon e cabernet franc. Se preferir um espumante, vá de 40 Anos Nature, elaborado em método tradicional.
Onde e como
Distrito de Faria Lemos, RS-431, km 5,3. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h30min. A entrada no parque é gratuita. Contato pelo telefone (54) 3449-2255 ou pelo e-mail dalpizzol@dalpizzol.com.br. Mais informações: www.dalpizzol.com.br
*Sara Bodowsky é comunicadora e editora do Roteiro da Sara, projeto que fala sobre viagens, gastronomia e vinhos na programação e no site da Rádio Gaúcha. Esta matéria também pode ser conferida com mais fotos e informações no blog.
Leia mais sobre viagem e turismo