Viagem

Refúgio nos vinhedos

Experiências na Serra: piquenique nos vinhedos da vinícola Larentis

Sara Bodowsky faz um roteiro para curtir as últimas semanas de primavera na Serra, com dicas de lugares conhecidos e outros a serem descobertos que privilegiam a experiência do visitante

Sara Bodowsky

Enviar email
Sara Bodowsky / Arquivo Pessoal
Piquenique nos Vinhedos da Larentis

A produção e o atendimento são familiares. O visitante é recebido com sorrisos e convidado à vinícola como os italianos convidam à casa - com comida e bebida!

Quem assina os vinhos é o enólogo André Larentis, de 25 anos. A pouca idade não significa menor experiência: das viagens conhecendo vinícolas nos Estados Unidos e no Chile, trouxe ao Vale dos Vinhedos inspirações para incrementar o enoturismo. Um exemplo é o piquenique nos parreirais em floração, com toalha xadrez, cesta de vime, queijo, salame, copa, geleias coloniais e o pão da nona - muitas vezes feito pela própria, a dona Romilda Larentis, mulher do patriarca Cilo, que, junto com os filhos Larri, Olivar e Celso, fundou a vinícola em 2001.

Você pode escolher uma garrafa de vinho, espumante ou suco a cada duas pessoas. Sugestão: comece com um espumante e depois peça o vinho da uva teroldego, tinta do norte da Itália que se adaptou muito bem no terroir gaúcho - e especialmente aos vinhedos da Larentis. O valor é o de compra na vinícola. Só cuidado - as horas passam rapidamente, e você pode não querer mais sair de lá! Especialmente se o papo render com a dona Vera e o marido, seu Larri.

Na vindima, a Larentis oferece também a Colheita Noturna, que começa com degustação orientada de vinhos, seguida de uma colheita dos cachos à noite. Participei no início do ano, mas confesso que mais comi as uvas do que trabalhei. O evento fecha com tábua de queijos e frios, pão e uma polenta com molho preparada pela nona. E, é claro, muito vinho! As vagas são concorridas, e a vinícola já aceita reservas.

Confira também

Dal Pizzol e o ecomuseu do vinho

Edredom nos parreirais da Cristofoli

Espumante nas cachoeiras da Geisse

Pôr do sol e jantar da Don Giovanni

Minha dica
Os vinhos Teroldego e Mérito, este último elaborado com uma seleção das melhores uvas da safra de produção.

Onde e como
Via Trento, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves. Sábados e domingos, das 14h às 18h. Valor: R$ 60 por pessoa. Crianças pagam metade. É preciso reservar pelo telefone (54) 3453-6469 ou pelo e-mail larentis@larentis.com.br. Degustações e visitas não têm custo. Mais informalções: www.larentis.com.br

*Sara Bodowsky é comunicadora e editora do Roteiro da Sara, projeto que fala sobre viagens, gastronomia e vinhos na programação e no site da Rádio Gaúcha. A matéria de hoje também pode ser conferida com mais fotos e informações no blog.

Leia mais sobre viagem e turismo

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Timeline Gaúcha

10:00 - 11:00