Toronto é uma cidade de ótima qualidade de vida e notável diversidade cultural. Alguns de seus principais pontos turísticos podem ser visitados em um passeio circular em ônibus de dois andares. É o City Sightseeing Toronto, cujo ponto de saída é a Yonge-Dundas Square.
Uma das atrações é a CN Tower, um dos melhores pontos de observação da cidade. Melhor ainda é experimentar o Edgewalk (foto), uma caminhada pelo lado de fora da CN Tower, em uma plataforma de 1m30cm de largura, a uma altura de 356 metros. É o mais alto passeio em círculo e com mãos livres do mundo. A vista da cidade e do Lago Ontario é incrível.
Próximo à torre estão outros lugares que merecem uma visita: o Ripleys Aquarium of Canada, onde podemos ver de perto tubarões e outras espécies da fauna marinha, e o Saint Lawrence Market, considerado um dos melhores mercados de comida do mundo pela revista Food and Wine.
Toronto é uma cidade segura e tem um sistema de transporte público que funciona bem. Pelo site da Toronto Transit Commission (TTC, em ttc.ca), é possível planejar os deslocamentos. Há muitas áreas verdes, nas quais esquilos e aves podem ser observados. Dois ótimos lugares para caminhar são o High Park, o maior parque da cidade, e o Toronto Botanical Garden.
Para fotos, a dica é visitar o Humber Bay Park e as Toronto Islands. As balsas funcionam em diversos horários, então é possível ficar nas ilhas até a noite, quando as luzes embelezam a vista. É bom reservar bastante tempo a esse passeio, pela variedade de opções de lazer que oferece. Vale o mesmo para o Toronto Zoo, que ocupa uma área imensa e tem animais de todos os continentes, entre os quais o panda-gigante.
Outra boa dica é adquirir o Toronto City Pass, com o qual acessamos o Toronto Zoo, a CN Tower, o Royal Ontario Museum, a Casa Loma e o Ontario Science Centre.
PERFIL
Marco Aurélio Torres Antunes, 39 anos, é funcionário público em Porto Alegre
Lugares que conhece: Rio de Janeiro, Cabo Polonio (Portugal), Península Valdés (Argentina) e Toronto (Canadá).
Ainda pretende conhecer: Ushuaia (Argentina), Tromsø (Noruega), Vancouver (Canadá) e Nova York (Estados Unidos)
Leia também
Conheça Toronto, no Canadá, por seus bairros de imigrantes
Québec City, charme francês no Canadá
Nova Scotia, no Canadá, tem paisagens pitorescas e história peculiar
British Columbia, a terra encantada dos cachorros
Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.