A fundação fica na Avenida Padre Cacique, 2.000 (próximo ao estádio Beira-Rio) e funciona de terça- feira a domingo, do meio- dia às 19h, e quinta, até as 21h. A entrada é gratuita.
COMENTÁRIOS POSITIVOS
Usuário de Minas Gerais (MG) - O museu é lindo, e a exposição também. O prédio do arquiteto português Álvaro Siza é muito bonito, cheio de aberturas que mostram água e permitem entrar a luz na medida certa. A exposição do Iberê Camargo é bem cuidada, e o café é delicioso! Vale a pena, um dos pontos altos de Porto Alegre!
Usuário de Verona (Itália) - A fundação é a primeira obra do arquiteto português Álvaro Siza no Brasil. O edifício foi concebido não só para o trabalho do artista brasileiro Iberê Camargo, mas também como um verdadeiro centro cultural e para a exposição de outros artistas. Mais do que as obras em exposição, tanto de Camargo quanto de outros artistas, gostei da arquitetura do edifício em si. Cortes muito particulares com perspectiva para as luzes, para a vista (Guaíba e Porto Alegre), que se pode ver a partir das janelas, e as escadas, especialmente em seus pontos de encontro. É ao mesmo tempo uma proposta de espaço aberto, mas que consegue manter espaços distintos.
Eu adorei. Recomendado.
Usuário de Brasília (DF) - O lugar de que mais gostei em Porto Alegre. A arquitetura tem todo um diferencial que encanta, e é muito mais elaborado que muitos outros prédios que vemos por aí criados especificamente para ser um museu. A exposição é sempre bem detalhada, e o site da fundação explica o processo. Vi, além das pinturas do Iberê, outras três exposições. Todas com um guia explicando e conversando com os visitantes. A lojinha tem várias coisas bonitinhas e carinhas. No fim da tarde, a beleza está do lado de fora, o pôr do sol exuberante no Guaíba. No museu, há um café externo, pode-se vê-lo iluminado de lá...
COMENTÁRIOS NEGATIVOS
Usuário de Vitória (ES) - Quase tudo é feito para "afastar" os leigos dos museus, especialmente de arte contemporânea. Linguagem rebuscada. Informações excessivamente técnicas. Aproveite o final de tarde pelo belíssimo pôr do sol no Guaíba.
Usuário de Bragança Paulista (SP) - A fundação localiza- se em um edifício contemporâneo, cujas rampas de acesso aos andares superiores lembram as do Guggenheim. Mas não se iludam: os fãs de Iberê Camargo vão ficar desapontados, pois o acervo em exposição é bem pequeno.