Conhecida como capital brasileira da uva e do vinho, Bento Gonçalves se reinventa para atrair turistas em uma faixa etária de 18 a 30 anos. A cidade, que recebe, em sua maioria, pessoas entre 30 e 45 anos, passou a oferecer, além de roteiros nas tradicionais vinícolas, opções de esportes radicais em paisagens de tirar o fôlego.
O turismo de aventura na cidade passou a se consolidar no ano passado, desde a abertura do Parque Gasper, que faz parte da Rota Rural Encantos de Eulália. O charme do local fica por conta do Paredão da Eulália, uma imensa parede rochosa de 135 metros de altura, onde os turistas podem praticar rapel. Na atividade, é possível realizar uma descida de 60 metros em plataformas instaladas junto à montanha. No retorno, uma escalada por degraus de ferro, adaptados para novatos no esporte, proporciona uma experiência com total segurança, emoldurada por uma paisagem espetacular.
Outro atrativo do Gasper é a tirolesa. Em um percurso de 750 metros, divididos em duas etapas, os turistas deslizam por meio de roldanas presas a dois cabos de aço, a 60 metros de altura. O ponto alto é o final do trajeto, que encerra ao lado do Paredão da Eulália. O parque ainda oferece atrações como paint ball, escalada artificial, arvorismo e passeio de quadriciclo.
Além dos esportes radicais, Bento aposta no cicloturismo como atrativo aos aventureiros. Em uma iniciativa fomentada pelo DallOnder Grande Hotel, o primeiro bike hotel do Brasil, oito opções de passeios em quatro roteiros na região serão oferecidas aos turistas. Após realizar uma leve pedalada pelo Caminhos de Pedra ou até mesmo uma travessia pedregosa pelo Vale do Rio das Antas, o turista terá, no final do trajeto, a oportunidade de visitar as melhores vinícolas de Bento Gonçalves. E, é, claro, degustar seus excelentes vinhos.
Relaxando no chamado "edredom dos parreirais"
Ainda com foco no público jovem, Bento Gonçalves oferece roteiros de enoturismo, aproximando o turista da natureza da região. Na vinícola Cristófoli, no roteiro das Cantinas Históricas, há uma atração conhecida como "edredom nos parreirais", que permite aos turistas relaxar sob a sombra das videiras, degustando vinhos e compartilhando uma bela refeição em meio ao perfume das uvas cultivadas no local.
Experiências que não mexem só com o espírito aventureiro dos turistas, mas também com todos os sentidos.
*O repórter viajou a convite da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves
Confira também:
Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, é opção para turistas na Copa
Bento Gonçalves em cinco roteiros
Encantos de Eulália
> A Rota Rural Encantos de Eulália oferece passeios de puro charme e encanto. As atrações ficam por conta das belezas naturais, da degustação de ótimos vinhos e de uma comida típica italiana que lembra os tempos de nossos avós. Os roteiros de aventura próximos ao Paredão da Eulália também surgem como um grande atrativo aos turistas, que podem realizar esportes radicais no Parque de Aventuras Gasper.
Vale dos Vinhedos
> O roteiro apresenta o legado deixado pelos imigrantes italianos, que chegaram ao Brasil em 1875. Foi neste local onde encontraram a topografia privilegiada para o cultivo da videira. Durante a safra, os visitantes são convidados a comer a fruta diretamente do parreiral, apreciar a colheita e acompanhar o trabalho de elaboração dos vinhos. Um passeio imperdível que pode ser feito em mais de 30 vinícolas e que, assim como o vinho, reserva grandes momentos aos turistas.
Vale do Rio das Antas
> Neste roteiro, convivem harmoniosamente o vinho e a cachaça; a massa e a rapadura; o vale e a serra. O visitante poderá, no Belvedere instalado no local, observar as águas do Rio das Antas formando uma enorme "ferradura" ao redor de uma montanha. O Vale abriga também, na sede do Distrito de Tuiuty, as novas instalações dos Vinhos Salton, uma construção grandiosa com 30 mil metros quadrados. Além do parque industrial, a Salton conta com um Parque Temático da Uva e do Vinho.
Cantinas Históricas
Foto: Carlos Edler/ Agência RBS
> No distrito de Faria Lemos, a 11 quilômetros do centro de Bento Gonçalves, a rota é composta por cantinas que retratam a vida dos imigrantes italianos. O passeio inclui ainda a degustação de vinhos, sucos de uva e espumantes. Além das cantinas, outro ponto forte deste destino é a paisagem composta por vales e montanhas recobertas por muita mata nativa, vinhedos bordados por plátanos e contornada pelo Rio das Antas e seus afluentes. Não deixe de contemplar esta vista do Mirante do Campanário, um dos pontos fortes do local.
Caminhos de Pedra
Foto: Júlio Cordeiro/ Agência RBS
> A história de um povo contada por meio da arquitetura, das paisagens e dos costumes. Patrimônio histórico do Rio Grande do Sul, o roteiro com 12 quilômetros de extensão resgata o passado em busca da valorização e da preservação dos hábitos dos imigrantes italianos. As centenárias casas de pedra da rota incluem moinhos, cantinas coloniais, casa de massas caseiras, teares, casa de doces e muito mais, deixando lado a lado a história e as experiências de vida dos imigrantes e seus descendentes.
Confira algumas atrações de outubro no Estação Primavera em Bento 2014:
Sexta-feira (10)
Festival Nacional do Vinho Colonial
No Salão Comunitário de São Valentim-Tuiuty, às 20h. Cardápio: porco assado, polenta brustolada, salame, copa, queijo, torta tirolesa, pão colonial e geleias, além de vinho colonial de Tuiuty. Informações: (54) 3458-1398.
Domingo (12)
Passeio Ciclístico no Vale dos Vinhedos
Saída na Aprovale, às 9h, e chegada no Hotel Villa Michelon, com sorteio de bicicletas e hospedagens. Inscrições na Jamar Bicicletas, na Aprovale e no Villa Michelon. Informações: (54) 2102-1800.
18 e 25 de outubro
Pic-Nic Lovara
Piquenique em meio aos vinhedos da Vinícola Lovara, das 10h às 17h. Informações: (54) 2102-9005, (54) 2102-9070 e turismo@lovara.com.br
18 de outubro
Curso de degustação espumantes
Com a Vinícola Domno do Brasil, no Hotel Laghetto Viverone, às 18h. Informações: (54) 3055-7141. Reservas: (54) 3449-1919.
19 de outubro
3ª Mérica Mérica MagnaBento
Caminhada enogastronômica com início na sede de São Pedro e algumas paradas históricas até a Cantina Strapazzon, contando a história dos primeiros imigrantes dessa comunidade, sua gastronomia típica e seus causos. Das 9h às 13h. Informações: (54) 3455-6333, informacoes@caminhosdepedra.org.br e circolotrentinobento@gmail.com
25 de outubro
Curso de degustação de vinhos e espumantes
Com a Vinícola Salton, no Dall Onder Grande Hotel, às 18h. Informações: (54) 3055-7141. Reservas: (54) 3455-3555.
Concertos ao Entardecer
A beleza do entardecer, em um espetáculo musical, acompanhado de comes e bebes, no Casarão Toniolo, às 19h30min. O local é uma casa centenária de imigrantes italianos, localizada na Rota Rural Encantos de Eulália. Reservas e informações: (54) 9118-4362, casaraotoniolo@hotmail.com e encantosdeeulalia.com.br
Festival Nacional do Vinho Colonial
Cardápio: porco assado, salame colonial assado, polenta mole com molho, queijo, salame, copa, pão colonial e geleias. Vinho colonial do Vale dos Vinhedos e suco de uva. No Salão Comunitário de São Pedro, às 20h30min. Informações: (54) 9944-2865.