Quem nunca foi a Miami talvez tenha a ideia de que o lugar é apenas sinônimo de compras, shoppings e outlets com seus descontos tentadores. Mas a cidade ao sul da Flórida pode surpreender com uma animada vida noturna com bares, restaurantes e baladas para ninguém ficar parado, caminhadas por famosas avenidas, passeios de barco, praias, parques e diferentes opções de esporte e arte.
Não é à toa que só no ano passado 690 mil brasileiros visitaram o destino americano, deixando por lá nada menos do que US$ 1,5 bilhão. Nem mesmo o dólar alto tem afastado os turistas. E, agora, está mais fácil chegar até lá para os gaúchos. Desde o final de novembro, quem mora no Rio Grande do Sul tem a facilidade de um voo direto e diário com saída de Porto Alegre, operado pela American Airlines. Quem não gostaria de tomar café da manhã por aqui e jantar em Miami. A partida da capital gaúcha ocorre às 12h30min, e a viagem tem nove horas de duração, aterrissando no destino às 18h30min (horário local, três horas a menos em relação ao Brasil).
O voo de retorno tem uma parada em Curitiba, quando os passageiros com destino a Porto Alegre descem no Afonso Pena para procedimentos de reembarque (limpeza da aeronave e normas de segurança), já que o mesmo avião faz a viagem de volta a Miami. Mesmo assim, o tempo no aeroporto do Paraná não chega a causar incômodo. Além das facilidades aos turistas, empresários comemoram o voo de ida, pois, para quem vai a trabalho, o horário de chegada em Miami é perfeito: a maioria das conexões para outros destinos dentro dos Estados Unidos começa a partir das 18h.
A chegada à cidade americana, ao final da tarde, é um ganho na viagem. Dá a possibilidade de o turista ir até o hotel, fazer check in e aproveitar a noite, explorando endereços como Ocean Drive, famosa e nostálgica avenida com grande concentração de bares e restaurantes, ou a Lincoln Road, um calçadão de várias quadras apenas para pedestres, com lojas e restaurantes descolados.
Quem for à cidade pela primeira vez vai se sentir em casa. Como o Brasil é o principal mercado emissor de visitantes para Miami, os brasileiros estão por toda parte. E outra vantagem: Miami é bilíngue. O espanhol já é o segundo idioma oficial da cidade, depois do inglês. Para atender melhor o público brasileiro, muitas lojas contratam vendedores que falam português. E os que não falam, se esforçam muito para entender os clientes.
*Beth Bertinatto viajou a convite de American Airlines, The Setai Hotel e Great Miami CVB
Para planejar a viagem
Como ir - O voo para Miami, a partir de Porto Alegre, é operado diariamente, com saída às 12h30min do aeroporto Salgado Filho. Chegada em Miami prevista às 18h30min. Bilhetes de ida e volta a partir de R$ 3 mil, na classe econômica. Informações no site.
Onde ficar - Uma ótima opção de hospedagem em Miami é o The Setai, hotel no coração de South Beach. Sua localização é para lá de privilegiada, pois está bem próximo da Lincoln Road Mall e com vista para o mar. Inspirado na arquitetura asiática, o The Setai encanta o hóspede com seu design elegante e sofisticado. A decoração oriental foi baseada na arte do feng shui, onde a disposição dos móveis e a iluminação devem contribuir para a harmonia do quarto e para bem receber os hóspedes, cerca de 60% deles estrangeiros. Considerado um dos melhores hotéis de Miami, o Setai tem ainda um spa relaxante, um complexo de piscinas e praia exclusiva.
O The Setai tem duas torres, com entradas separadas. O principal é em art deco, com 85 apartamentos, e o outro mais moderno, com 40 andares e 110 apartamentos privativos e penthouses de até 940 metros quadrados, muito procurada por vips brasileiros. Se você quiser dormir na mesma cama em que Madonna repousou, basta desembolsar US$ 11,5 mil por noite pela suíte presidencial de 340 metros quadrados.
Serviço
The Setai: 2001, Collins Avenue, Miami Beach. Diárias a partir de US$ 500 para o casal, em apartamento standard. Informações
Informações sobre a cidade Great Miami CVB - Dicas sobre lojas, hotéis, restaurantes, pontos turísticos, transporte e locação de carros em no site.