Mais nova estação de esqui chilena, Corralco Mountain & Ski Resort aproveita no verão as paisagens de vulcões em meio a um bosque surpreendente de araucárias para oferecer esportes como trekking, caiaque, mountain bike e mais de 25 tipos de excursões na Reserva Nacional Malalcahuello-Nalcas.
Novidade para a temporada, os visitantes podem se instalar nas acomodações do Valle Corralco Hotel & Spa, inaugurado em maio de 2013. O novo hotel de montanha está localizado na encosta do vulcão Lonquimay, a 120 quilômetros de Temuco, e apresenta 54 quartos de luxo, distribuídos em seus 5.500 metros construídos, e conta com restaurante, bar, spa com piscina coberta aquecida e jacuzzi, fitness center, sala de cinema e salão de convenções.
Atividades
O centro criou mais de 25 excursões para pessoas de diversos níveis de habilidade. Um exemplo é a rota "Cautín" mountain bike, ideal para ser realizada em família. A excursão começa em Malalcahuello, até Piedra Cortada, contornando o rio Cautín. São 7,7 quilômetros de terra com belas vistas para o vulcão Lonquimay. A volta é realizada pela nova ciclovia construída numa antiga linha de trem.
A rota de dificuldade média "El indio" percorre o rio de mesmo nome por 16,6 quilômetros. Já a rota "La fusta" passa por 37 quilômetros de paisagens, próximas à fronteira com a Argentina. Parte do ponto mais alto da "Cuesta la Fusta" para logo contornar as lagunas Galletué, a nascente do rio Biobío, até chegar ao lago Icalma.
- Temos um departamento de excursões preparado para apresentar e experimentar grande parte da reserva, a cultura de seus povos originários e sua natureza indomável. De uma visita a comunidades mapuches até subir uma colina ou vulcão, a proposta é descobrir e desfrutar o que esta linda terra nos entrega - diz Alejandra Belart, gerente de vendas de Corralco Mountain & Ski Resort.
Localização
Por estar localizado numa reserva nacional, o novo hotel é rodeado por um milenar bosque de araucárias. Situado a 1.400 metros acima do nível do mar, seu entorno apresenta uma rica vida silvestre e é o único do Chile que proporciona aos hóspedes a experiência de esquiar nas ladeiras de um vulcão, o Lonquimay. Devido à localização, sul do Chile, a neve de Corralco é "polvo" (powder), a melhor para esquiar, e cai sempre em abundância e por um longo período.
A Reserva Natural Malacahuello-Nalcas tem 12.789 hectares, onde se pode realizar atividades de montanha. A reserva tem uma rede de trilhas que, em conjunto, soma aproximadamente 50 km de longitude, passando por alturas que vão de 950 metros a 1.769 metros. As trilhas mais procuradas são Piedra Sana, Laguna Blanca, Tolhuaca, Tres Arroyos, El Raleo e Laguna la Totora. Os três primeiros formam parte do chamado Sendero de Chile.
Com 60.833 hectares, o Parque Nacional Conguillío abriga um dos vulcões mais ativos da América do Sul, o Llaima, principal modelador da superfície presente no parque. Em suas últimas erupções, o Llaima incrementou sua altura em mais de 70 metros. Destacam-se seus bosques nativos de araucárias e o lago Conguillío, que mostram o passado dos indígenas da região, principalmente dos Pehuenches, um povo que vivia da coleta de alimentos.
Tarifas
Baixa temporada: 14 outubro a 26 de janeiro / 02 março a 16 abril e 21 abril a 12 junho
- US$ 1.188 para quatro noites em quarto duplo
- US$ 1964 para sete noites em quarto duplo
Alta temporada: 26 janeiro a 1 de março 2014 /17 a 20 abril
- U$1.505 para quatro noites em quarto duplo
- U$2.487 para sete noites em quarto duplo