Com a variedade de programas que Miami oferece, o que fazer se o turista tem pouco tempo? Confira algumas dicas para quem tem, por exemplo, apenas 48 horas em Miami.
Art Deco District
É um dos lugares mais bacanas de Miami Beach. A arquitetura art déco, que teve seu auge nas décadas de 20 e 30, pode ser admirada nas dezenas de edifícios. Os mais famosos estão na Avenida Ocean Drive. Os prédios foram construídos com apenas três andares por causa dos furacões, que podem dar as caras na região entre os meses de junho a novembro. Caminhe pelas calçadas e observe as construções antigas, muitas transformadas em hotéis butiques e onde pode ser vista a mansão onde morou e foi assassinado o estilista italiano Gianni Versace. Carros antigos - um deles foi usado no filme Casablanca - completam o cenário pitoresco do lugar. Quando cansar de caminhar, sente em um dos muitos cafés e bares nas calçadas e deixe o tempo passar. Quem puder chegar ao final da tarde poderá ver como os tons pastéis das construções vão ganhando as cores dos neons nas fachadas.
Lincoln Road
Já que o dia é para bater perna, a dica é passear pela Lincoln Road, uma charmosa rua exclusiva para pedestres. Lá você pode ver e ser visto, fazer compras ou simplesmente sentar e fazer uma refeição em um dos muitos restaurantes espalhados ao longo da rua. Localizada no coração de South Beach, é como um shopping a céu aberto. Para quem gosta de arte, vale a pena visitar a galeria de Romero Britto, a Britto Central - Art Gallery. Quem não dispensa um cafezinho deve conhecer a Nespresso, grife de cafés chiques da Nestlé, e experimentar novas e limitadas versões de sabores da bebida. Como o lugar funciona como um restaurante de pratos rápidos, dá para fazer uma boquinha por ali antes de continuar a explorar outros endereços da rua ou quem sabe curtir um cineminha. Na Lincoln Road tem até um pedacinho do Brasil: a loja da marca carioca Osklen, instalada numa área cujo piso de entrada lembra o calçadão de Copacabana, no Rio.
Compras
Na hora das compras, há diferentes opções de shoppings em Miami. Um dos melhores outlets é o Sawgrass Mills, que fica a cerca de 50 quilômetros de Downtown, próximo a Fort Lauderdale. São mais de 400 opções de lojas de fábrica. Mas se não quiser perder muito tempo, tem o Aventura Mall (Aventura Mall: 19.501, Biscayne Boulveard), um dos mais charmosos shoppings da cidade, com mais de 300 lojas, incluindo Bloomingdale's, Macy's e Sears. Outras opções mais populares e com bons preços são o Dolphin Mall (www.shopdolphinmall.com) com quase 400 lojas e estandes com produtos a preço de fábrica, como Gap e Nike, e o Bayside Marketplace (www.baysidemarketplace.com), shopping em estilo galeria na marina do centro de Miami.
Jogo de basquete
Depois de um dia de caminhadas e compras, vale a pena curtir um programa como se fosse nativo e encarar um jogo de basquete no American Airlines Arena, na Biscayne Boulevard. Lá é a casa do Miami Heat, time de basquete da cidade e campeão da NBA no ano passado. Astros como LeBron James levam milhares de torcedores ao delírio como suas cestas e exibições. Com preços a partir de US$ 45, o visitante assiste a um espetáculo, com direito a lança-chamas na entrada dos jogadores, sorteios, danças nos intervalos da partida e muita torcida pelo time. Confesso, é difícil resistir ao apelo: virei fã do Miami Heat.
Coconut Grove
No segundo dia na cidade, o turista pode ir a Coconut Grove, um dos lugares mais antigos de Miami, com suas áreas verdes, que são um convite a passeios. O visitante pode explorar o lugar a bordo dos trolleys, ônibus turísticos gratuitos que circulam pelo centro de Miami e arredores. Mesmo que seja de graça, é comum dar uma gorjeta para o motorista. Para usar o serviço, basta observar a indicação das paradas nos pontos de ônibus urbanos. Ainda em Coconut, o turista pode visitar o Viscaya Museum and Gardens, palácio de veraneio do milionário James Deering, aberto à visitação. Vale a pena circular mais um pouco e conhecer Cocowalk, com uma variada oferta de roupas, eletrônicos e acessórios, além de diferentes opções de alimentação. Pela proximidade com Coral Gables, que abriga a Universidade de Miami, Coconut é vibrante, principalmente à noite, com a presença de estudantes.
Coral Gables
Seguindo por Coconut, um lugar bem legal para passear é Coral Gables. Andando pelas ruas com arquitetura e estilo mediterrâneo, o visitante encontrará mansões, hotéis luxuosos, pequenas galerias e restaurantes charmosos. Planejado na década de 20, Coral Gables ficou conhecida como a riviera americana, por suas fontes e bulevares. Lá, o turista poderá visitar o histórico Biltmore Hotel, que abriga a famosa Venetian Pool, maior piscina artificial dos Estados Unidos. No hotel, se pode degustar o melhor brunch de Miami por cerca de US$ 30.
Wynwood Walls
Quem gosta de arte não pode deixar de explorar o Wynwood Art Distict, na área central de Miami, com galerias de arte ao ar livre, lojas de grife e refinados restaurantes. A grande atração do lugar são os enormes muros e paredes que viraram obras de arte. O colorido dos grafites feitos por artistas de todo o mundo está espalhado pelas ruas de Wynwood, inclusive obras dos brasileiros Osgemeos, irmãos grafiteiros de São Paulo. Sua obra pode ser apreciada nas paredes do Wynwood Kitchen & Bar, restaurante com comida de inspiração latina e onde o cliente pode circular pelo pátio com imensos painéis. Ao andar por Wynwood, a cada passo ou virada de esquina, o visitante encontra descoladas lojas que vendem roupas e objetos de arte e, com sorte, aprecia artistas em plena criação.
Praias
Mesmo com pouco tempo, não deixe de conhecer alguma praia. Com temperaturas médias de 23º, o sol costuma estar sempre presente. Os quase 20 quilômetros de areia branquinha, o mar de água verde e limpa, e as palmeiras espalhadas pela orla fazem de Miami Beach o cenário perfeito para curtir com a família, tomar sol, praticar esportes ou apenas relaxar. Na faixa de Miami Beach, a praia se divide entre North Beach, Central Beach e South Beach, a mais badalada de todas. Ao norte, Surfside e Bal Harbour são opções menos frequentadas e com águas calmas. Quem busca belas paisagens em setores mais afastados do agito de Miami Beach, pode ir à região de Key Biscayne, uma ilha com praias que estão na lista das melhores dos Estados Unidos e cenário escolhido para a construção de resorts e residências de luxo.