Ótima companhia para um prato de massa, o vinho encontra na Itália, país famoso por sua gastronomia, alguns de seus maiores apreciadores. Sejam nativos ou turistas, faz parte da tradição italiana brindar com uma boa taça da bebida. E como na bucólica região da Toscana não poderia ser diferente, o Laticastelli Country Relais promove, até outubro deste ano, degustações nos produtores locais, para quem deseja apreciar o verdadeiro vinho italiano.
A Itália é, atualmente, a segunda maior produtora mundial e o terceiro país que mais consome a bebida, de acordo com a International Organisation of Vine and Wine (OIV).
As degustações também são ótimas oportunidades para os turistas conhecerem a região da Toscana, com adegas que ficam em cidades próximas, a exemplo das encantadoras Siena e Florença. A Capannelle, por exemplo, está situada em Gaiole, na região de Chianti, em Siena. Em seus 20 hectares de terreno são produzidas 80 mil garrafas de vinho por ano, como Solare, Chardonnay e Magnum.
A adega Tenuta de Arceno, próxima às colinas entre Florença e Siena, produz alguns dos mais famosos vinhos do mundo, como o Chianti Classico e o Chianti Classico Riserva. Felsina, por sua vez, é uma empresa familiar. A moderna vinícola tem como principal característica o respeito às tradições locais e produz vinhos como o Fontalloro, Rancia e Maestro Raro.
(Divulgação/ Laticastelli) As adegas encantam pelo charme e história
Outra adega que faz parte do roteiro é a Palazzo Vecchio. Aqui o vinho divide o espaço e a atenção dos visitantes com uma vista espetacular, já que a casa está situada no topo de uma colina, em uma vila rodeada de vinhedos. Na propriedade são fabricados o Vino Nobile del Montepulciano DOCG e o Rossi di Montepulciano DOC.
Já a Rocca di Castagnoli tem tradição de sobra: registros históricos datados de 940 a.C. indicam que a fazenda existe desde a época dos etruscos, uma civilização pré-romana que habitava o atual território da Itália. Estudos sugerem que este povo teria incorporado a cultura dos vinhos dos fenícios, responsáveis por espalhar o consumo da bebida pelo Mediterrâneo.
De lá os turistas seguem para o Castello de Mondanella, onde fazem um brinde final frente aos vinhedos dos arredores, com uma paisagem espetacular que traduz a atmosfera do passeio.