Tivemos o privilégio de conhecer Cartagena em meio aos festejos dos 200 anos de independência da Espanha, comemorados em 11/11/2011. A cidade estava em festa e colorida pelas bandeiras de Cartagena em quase todas as janelas.
Lá, nos disseram, faz calor o ano todo. Naquele novembro, quando fui com meu marido e um casal de amigos, fazia muito calor, tanto que não nos importamos de caminhar com chuva quando ela caiu de repente no meio do nosso passeio pelas ruas do centro histórico. Aproveitamos o calor escaldante do meio-dia para visitar o Museu da Inquisição e nos refrescar no ar-condicionado.
O que mais fascina em Cartagena é o seu centro histórico praticamente todo fechado por uma imensa muralha, que tem como entrada principal a Puerta del Relojio. As ruas são estreitas e desencontradas, as casas são coloridas e com as sacadas de madeira muito floridas, tem carrocinhas de frutas por todos os lados, praças pequenas e simpáticas. O Forte de San Felipe de Barajas também proporciona uma bela vista da cidade - e, é claro, uma aula de história.
Caminhe sem pressa e sem rumo pela muralha apreciando o mar, o pôr do sol ou a lua. Perca-se nas ruas! Passear de "coche" (charrete) à tardinha, na hora em que as luzes começam a ser acesas, é um programa para os românticos.
Vá de coração aberto: as pessoas são simples e tratam os turistas superbem. As sacadas de madeira das casas do centro histórico são floridas, coloridas e lindas, e, à noite, a iluminação fraca e amarelada dá um toque especial aos bares de mesas na calçada e nas ruas estreitas. O mar está ali do ladinho, quase batendo na muralha e nos lembrando que por ali chegavam os espanhóis e os piratas na América do Sul. No Hard Rock, estão as calças bordadas da Shakira (adoro ela!), que nasceu ali pertinho, na cidade de Barranquilla. A casa de Gabriel García Márquez está lá, atrás de um muro florido e mexendo com o imaginário de quem passa. Há ainda as animadas chivas (ônibus coloridos e abertos), que transportam os turistas de um lado para o outro. Não tem como não querer voltar!
Perfil
Adriane Reinhardt, 47 anos, é pediatra em Pelotas
Lugares que conhece: Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Portugal, Itália, Paris, Amsterdã, Munique. No Brasil, Santa Catarina, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Natal
Lugares que pretende conhecer: no Brasil, Fernando de Noronha e as cidades históricas de Minas Gerais. No Exterior, região dos lagos no Chile, Deserto de Atacama, Espanha, Alemanha, Ucrânia e todos mais que der!