Na última semana, o presidente americano Barack Obama assinou a proclamação de cinco novos Monumentos Nacionais nos Estados Unidos. Localizados nos Estados de Delaware, Maryland, Washington, Ohio e Novo México, a escolha dos monumentos foi aprovada pelos dois partidos americanos, com o apoio de autoridades estaduais, parlamentares e de empresas locais. O objetivo do projeto é incrementar a economia local por meio do turismo.
foto: Divulgação / Dorchester County Tourism
Em Maryland, na Região da Capital dos Estados Unidos, a zona em que funcionou a Estrada de Ferro Subterrânea Harriet Tubman (Harriet Tubman Underground Railroad), rota de fuga de escravos, foi consagrada Monumento Nacional por sua importância histórica. O monumento comemora a vida de Harriet Tubman, abolicionista afro-americana responsável por ajudar os escravos a fugir em busca de independência. O novo parque nacional, localizado na Costa Leste de Maryland, inclui uma grande variedade de cenários que foram importantes no início da vida de Harriet, em Dorchester County, e que retratam a sua história como escrava e condutora da Estrada de Ferro Subterrânea.
O parque inclui o Stewarts Canal, escavado a mão por pessoas livres e escravos entre os anos 1810 e 1830. O local também inclui a casa de Jacob Jackson, um negro livre que escrevia cartas codificadas para ajudar Harriet a se comunicar com seus familiares e amigos.
- Esses locais homenageiam herois, paisagens espetaculares e a rica história que deu forma ao nosso país - explica Obama.
- Por meio da consagração desses Monumentos Nacionais hoje, nós iremos garantir que eles continuem a inspirar as pessoas e que serão desfrutados pelas próximas gerações - acrescenta.
De acordo com o secretário do Interior, Ken Salazar:
- Não há dúvidas de que esses monumentos servirão como motor para as comunidades locais por meio do turismo e de atividades ao ar livre, resultando no crescimento da economia e na criação de empregos.
Segundo estudo realizado em 2006 pela Associação para a Conservação de Parques Nacionais, cada dólar investido pelo governo federal em parques nacionais gera, pelo menos, quatro dólares de retorno para a população.