A lua de mel seguiu o mesmo estilo das festas de casamento e ficou mais moderna. Se antes os casais pensavam imediatamente em destinos na Europa ou nas praias do Nordeste, hoje o roteiro é definido de acordo com o perfil dos noivos. A lua de mel moderna traz até uma inversão de fatores: há quem viaje para casar em vez de casar para viajar.
As novidades começam pela data da viagem. O embarque no dia seguinte à festa já não é mais a única opção. Vários casais optam por viajar de dois a três meses após o casamento. É o tempo necessário para recobrar as energias após meses de planejamento e também uma formar de organizar a viagem com calma, sem dividir as atenções com com a longa lista de tarefas pré-casamento.
No quesito popularidade, ainda não há como bater Paris. A capital da França, com sua aura de romantismo, segue sendo a preferida e a opção mais lembrada. Pelas ruas da cidade, os recém-casados até relembram um pouquinho do casamento, já que as ruas e os pontos turísticos da Cidade Luz são cenário para fotos de casais vestidos a caráter.
Vários brasileiros gostam da ideia e levam o vestido de noiva usado no casamento na bagagem, aproveitando a estada em Paris para fazer fotos estonteantes. Vários destinos se enfileiram no segundo lugar.
A agente de viagens Mariana Fleck Diefenthaeler enumera algumas novas preferências.
- Praias são destinos perfeitos para descansar depois da correria do casamento. Caribe, Taiti e Ilhas Maurício são bem procurados.
Mariana lembra que nem sempre é possível conciliar o destino sonhado com a época da viagem. Antes de sair planejando a lua de mel, é bom checar o calendário.
- É preciso lembrar que hemisfério norte tem clima inverso do hemisfério sul e que o Caribe tem a época dos furacões (de agosto a novembro). Para a lua de mel de junho a setembro, a Europa é uma ótima opção. Há a costa da França, Itália, Turquia, ilhas gregas e Croácia. Já para casamentos, de setembro a maio existem opções mais arrojadas como África do Sul e Ilhas Maurício - lembra Mariana.
Na contramão do romance de Paris e do sossego das praias, destinos mais ousados encantam os casais com espírito aventureiro. O empresário Beto Conte destaca os safáris no Serengeti, na Tanzânia, como uma opção. Costa Rica e Havaí entram na lista dos amantes de surfe.
- A escolha do local da lua de mel tem que funcionar como um marco na vida do casal. Precisa ser um destino que ambos se identifiquem. E para que a viagem ocorra sem contratempos, é bom se programar com, pelo menos, seis meses de antecedência. A organização da viagem deve ser tão importante quanto os demais detalhes do casamento. Passaporte, vistos e vacinas exigidos para o destino escolhido devem estar em dia - pondera Conte.
Com álbum de profissional
Para não voltar da viagem com fotos cortadas, sem foco e que não mostram o melhor da lua de mel, o fotógrafo Nattan Carvalho, de Porto Alegre, criou um curso de fotografia específico para noivos. Nas aulas, o casal leva suas próprias câmeras digitais e aprende os melhores ângulos e efeitos para não deixar nada de fora do álbum. Às vezes, ele viaja com os noivos que querem caprichar nos cliques da lua de mel, como fez com o casal da foto, Patrícia Koops e Cássio Ckless.
Guia de destinos
A revista Diário da Noiva, especial para tablets, traz 39 dicas de roteiros de lua de mel. Disponível para download na Apple Store e Android Market, divide as dicas por continente e traz sugestões de hotéis e passeios para fazer a dois.