LCBO
Sabe aquela passadinha básica no súper para garantir o vinho local para tomar no hotel? Em Toronto não vai rolar. Em compensação, é só localizar uma das dezenas lojas LCBO (sigla para Liquor Control Board of Ontario) espalhadas pela cidade, todas administradas pelo governo, e garantir o brinde antes de dormir (isso se você tiver mais de 18 anos, é claro). Lá tem bebidas do mundo todo.
Garimpo fashion
Na loja de departamentos Winners (uma fica na 110 Bloor Street West), há roupas e acessórios de grife por preços bem camaradas. Mas é preciso estar disposto a garimpar muito nas araras e nas prateleiras. O vinho do gelo Se tiver uma folga no orçamento, não deixe de provar o Ice Wine, uma obra-prima da vitivinicultura feita a partir de uvas super amadurecidas e deixadas nas vinhas até congelarem.
Das uvas congeladas, colhidas manualmente e normalmente à noite, são extraídas um néctar cujo rendimento é tão baixo que uma videira chega a produzir apenas uma garrafa. E uma garrafa (é pequena) tem preço médio de 50 dólares canadenses (R$ 91), mas pode ir muito além disso.
Feito minhoca
Há uma outra Toronto embaixo da terra, o PATH. São cerca de 20 quilômetros de uma teia subterrânea de túneis climatizados com quase tudo o que você encontra lá em cima, menos o frio (ou o calor, no caso do verão): lojas, restaurantes, cafés, bancos etc. E ainda o metrô.
Pontualidade britânica
Se chamar um táxi, desça do quarto, saia do restaurante, espere na rua. Taxistas não costumam tolerar atrasadinhos. Aliás, não só eles. Em reuniões de negócios, por exemplo, chegar 10 minutos depois da hora marcada é quase uma ofensa. Isso se a reunião não tiver sido cancelada.
Bem limpinho
Com medo de contaminar os outros, eles não colocam a mão na boca ao tossir - usam o braço, na altura do cotovelo. Outro cuidado é com trincos de portas. Em alguns lugares públicos, como shoppings, há inclusive um dispenser de lencinhos de papel perto da porta para que você possa sair sem precisar tocar diretamente no trinco. Ou seja, higiene total.
Distância protocolar
Os canadenses são muito econômicos no contato físico. Inclusive na fé. Durante a missa, quando o padre pede para que se cumprimente o cristão ao lado, o gestual é discreto: eles levantam, acenam com a cabeça e voltam a sentar. Reserve beijos e abraços efusivos para a volta.