A Brigada Militar (BM) iniciou, nesta quarta-feira (20), a 54ª Operação Golfinho, que prevê ao menos 1,1 mil policiais a mais atuando durante o veraneio em todas as praias e balneários gaúchos. Outros 350 agentes da tropa de choque também integrarão as forças de segurança na ação.
O subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Douglas da Rosa Soares, destacou que a iniciativa tem como objetivo auxiliar a população que se desloca para as regiões de balneários durante o veraneio. Conforme o subcomandante-geral, também é mantido diálogo com o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul para reforçar a integração do trabalho de segurança nas áreas litorâneas norte e sul do Estado, assim como em áreas de água doce, como a serra gaúcha.
Está em andamento um processo seletivo para a contratação de guarda-vidas civis. Até o momento, o número de vagas para o período não foi divulgado.
— Hoje, por exemplo, temos 170 agentes da Brigada auxiliando os bombeiros. Claro, é importante ampliarmos esse reforço para garantir uma maior segurança à população — ressaltou o subcomandante-geral.
A presença de bases móveis comunitárias em praias e balneários gaúchos foi garantida pela Brigada Militar, assim como ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Também estão mantidas atividades da Escolinha ABC do Trânsito e da Escolinha de Patrulha Ambiental Mirim.