A forte ressaca no mar do Litoral Norte neste sábado (6) fez o Corpo de Bombeiros orientar os banhistas a evitarem a faixa de areia. Em Capão da Canoa, fitas zebradas foram colocadas nos acessos por meio das passarelas. Mesmo assim, muitos não aceitaram essa orientação e se arriscaram na orla.
A reportagem de GZH flagrou em, pelo menos três oportunidades, pessoas sendo derrubadas pelo avanço das ondas até a mureta que divide a areia do calçadão. Pertences de banhistas foram levados pela água.
— Vamos indo mais pra trás — disse uma das banhistas que teve chinelos e chapéus levados pelo mar, mesmo estando quase encostada na mureta.
Guarda-vidas a todo momento usam seus apitos de cima das guaritas pedindo que as pessoas se afastem do mar.
— O mar derruba adultos e pode provocar afogamentos com água até na altura da cintura. Não é recomendado de forma alguma que as pessoas levem crianças para a beira do mar por causa do risco de afogamento muito elevado — destaca o chefe de operações do Corpo de Bombeiros Militar, major Isandré Antunes.
Outra alerta do oficial é sobre os resíduos que são levados pelo mar da beira da praia, entre eles madeiras e restos de construções que podem causar ferimentos.
Moradora de Porto Alegre, Laísa Aguirre estava com a mãe tomando chimarrão no calçadão de Capão da Canoa. Nem pensou em pisar na faixa de areia, sabendo dos riscos da força do mar. Ela lamentava os prejuízos dos comerciantes.
— Conversamos com alguns deles (quiosqueiros) e um me chamou muito a atenção. Eu questionei: e o prejuízo? E ele disse: nós estamos bem. Só foram bens materiais. Isso me emocionou — disse Laísa.
Pelo alerta da Marinha, a ressaca no mar permanecerá até a noite deste sábado. Quiosques e guaritas de guarda-vidas sofreram danos.
O tempo é bom no Litoral, com temperatura de 22 graus. O vento é fraco e o clima é agradável.
A previsão, segundo a Somar Meteorologia, é de tempo bom até, pelo menos, terça-feira (9). Na quarta-feira (10), há previsão de chuva fraca na região.