Quem entrou no mar de Tramandaí na manhã desta sexta-feira se emocionou com uma cena cada vez mais frequente no verão gaúcho: pessoas com dificuldades de locomoção experimentavam a sensação das ondas quebrando no corpo em cadeiras adaptadas.
O aposentado José Carlos Vidal, 63 anos, foi um dos que atraiu olhares e sorrisos dos banhistas. Há dois anos, o idoso teve a perna direita amputada, consequência de um acidente de moto. Para voltar a sentir a água salgada do oceano, agora ele usa a anfíbio, nome dado à cadeira que permite o banho de mar.
- Antes do acidente, eu adorava entrar no mar. Mas, depois, com muletas, ficou difícil. A cadeira facilita. É bom demais - comemora.
Água clara e quente impressiona veranistas no litoral norte do RS
Maria do Carmo, 50 anos, também se refrescava na água clara e não conseguiu segurar a emoção ao ver a alegria do aposentado.
- Nunca tinha visto essa cadeira entrar no mar. Fiquei muito emocionada porque é lindo ver uma pessoa com deficiência estar aqui, nesse mar maravilhoso. Todos têm direito de aproveitar. É uma ação muito humanizante - afirma.
Como vive Carlena que, há 15 anos, foi diagnosticada com tetraplegia
O banho de mar assistido em Tramandaí é feito pelo Sesc/RS. Do início da temporada, em dezembro, até agora, já foram 451 banhos assistidos. A ação faz parte do projeto Estação Verão há 5 anos. De acordo com a coordenadora da ação, Melissa Stoffel, a anfíbia é como se fosse uma cadeira de praia, mas com rodas flutuantes, o que possibilita ao cadeirante o acesso com segurança ao mar.
- É muito marcante o aumento da demanda nesses últimos anos. Ouvimos histórias lindas - contou a coordenadora.
Há 10 cadeiras distribuídas entre Balneário Pinhal, Tramandaí, Cidreira, Atlântida Sul, Torres, no Litoral Norte, e Laranjal e São Lourenço do Sul, no Sul. O atendimento é gratuito e as cadeiras estão disponíveis na beira dessas praias de terça a domingo das 8h às 19h.
O Sesc é um dos parceiros da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) no projeto praia acessível. O órgão do governo também disponibiliza cadeiras em Osório, Xangri-lá, Capão da Canoa e Arroio do Sal.