O ano novo trouxe um novo mar para os gaúchos. Embora as ondas baixas já estivessem perturbando os surfistas desde o fim de semana, a água clareou de vez mesmo após a chuvarada que atingiu o Litoral Norte na tarde de 31 de dezembro. A calmaria fez com que algumas guaritas em Capão da Canoa trocassem, pela primeira vez nesta temporada, a bandeira amarela pela verde ainda no fim da tarde de terça-feira, mas, na praia de Atlântida, a boa surpresa ficou para o primeiro dia do ano.
Por volta das 11h, quando ainda eram poucos os guarda-sóis no entorno da plataforma de Atlântida, a bandeira verde já indicava "mar bom". Estava tão bonito que a designer de interiores Renata Bortoluzzi, 32 anos, até pediu para a amiga tirar uma foto.
- Nunca fica tão clarinho assim e tão calmo, só está um pouco gelado - comenta.
Bom para os banhistas, pior para os surfistas. Há três dias, o empresário Roberto Magdaleno, 48 anos, só está levando a prancha para passear na beira da praia.
- O mar está lisinho, só dá para remar - diz.
De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da Somar Meteorologia, o mar gaúcho está com cor clara e ondas baixas porque não há nenhum sistema de alta pressão agindo no oceano. Sistemas de alta pressão são regiões de vento no sentido anti-horário, que intensificam a agitação do mar. Na ausência dessas zonas, ocorre o fenômeno que está agradando os veranistas até agora. Porém, uma frente fria que chega ao Estado entre a sexta-feira e o sábado deve aumentar a agitação e devolver ao litoral gaúcho a característica que lhe rendeu o apelido de "chocolatão".
- A calmaria está com os dias contados, a partir de domingo a agitação marítima já deve aumentar muito no Litoral Sul e depois sobe para as demais praias - projeta Verardo.
O capitão Isandré Antunes, coordenador de praia em Capão da Canoa, esclarece que a avaliação para definir a cor da bandeira leva em conta a altura das ondas, a intensidade das correntes laterais e de repuxo e a direção do vento.
- Resumidamente, mar de bandeira verde é quando eu consigo caminhar até a última zona de rebentação com água abaixo do peito - explica.
Apesar do mar aparentemente tranquilo, Antunes adverte que os banhistas não devem ser imprudentes. Na manhã desta quarta-feira, o adolescente Roger Martins, 16 anos, morreu afogado no mar de Tramandaí. De acordo com o tenente coronel Luiz Ernesto Duarte, comandante de bombeiros e salva-vidas do Litoral Norte, 152 salvamentos já foram registrados nas praias da região desde o dia 21 de dezembro, quando começou a Operação Golfinho. No Litoral Sul, foram 11 e em águas internas 28 salvamentos.
Confira fotos do amanhecer em Capão da Canoa no primeiro dia do ano: