A chegada do verão registra um aumento médio de 20% no número de atendimentos em pronto-socorros e hospitais do Brasil devido a intoxicações alimentares, vômitos, diarreia, desidratação e mal-estar.Cuidados simples com a alimentação ajudam a evitar problemas de saúde nesta época do ano.
De acordo com a nutricionista Camila Marcucci Gracia, frituras oferecidas frequentemente em praias e clubes exigem atenção: a forma de armazenagem, higiene, odor e sabor do alimento devem ser observados para evitar problemas gastrointestinais. Alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e doces devem ser evitados.
- O ideal é consumir alimentos leves, de fácil digestão e que ajudem na reposição de água e sais minerais perdidos na transpiração em praias e piscinas. Sempre vale a pena levar água, sucos, frutas, lanches e biscoitos para praias ou clubes, especialmente com crianças. Além da economia, você garante a procedência e higiene dos alimentos - alerta a especialista.
Já no caso das crianças, quando é mais difícil inserir alimentos saudáveis nesses ambientes, o ideal é negociar um limite diário para o consumo de alimentos calóricos, ricos em gordura e açúcar.
- Os pais podem estipular a ingestão de um sorvete por dia. O ideal é não deixar as crianças comerem apenas petiscos e oferecer bastante água, frutas picadas, bolachas simples e lanches para que a alimentação fique mais equilibrada - recomenda Camila.
Dicas úteis
:: Praias
Lanche de verão
Confira os alimentos que ajudam na reposição de água e sais minerais perdidos na transpiração
Sanduíche natural, água de coco e suco de frutas são as pedidas para uma alimentação saudável em praias e piscinas
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: