A Federação Russa conquistou o título de campeã da 20ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata (FIFNP). O evento, que ocorreu de 7 a 11 de agosto, atraiu para as ruas do município da serra gaúcha, conforme a organização, cerca de 20 mil pessoas, entre espectadores, visitantes e delegações de bailarinos.
Realizado desde 1998, o festival tem como objetivo promover e fortalecer a cultura local e a arte folclórica. O evento, que entrou para o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul em 2017, combina música e dança para atrair turistas e atrações de todo o mundo.
Na edição deste ano, a programação incluiu feiras de livro, artesanato, agroindústria, gastronomia e comércio. A estimativa é de que o festival tenha movimentado mais de R$ 6 milhões.
O ginásio Alcides Tarasconi foi palco de apresentações diárias que receberam mais de 1,5 mil espectadores por noite. Além disso, os espetáculos foram transmitidos ao vivo pelo YouTube e redes sociais, alcançando mais de 200 mil visualizações. Para André Ulysses Nedeff, presidente do FIFNP, a edição deste ano foi um marco de grandiosidade e profissionalismo.
— No ano em que Nova Prata celebra o seu centenário de emancipação política, o evento mostrou que cresceu junto com a cidade que o acolheu e proporcionou, ao povo pratense e de toda a região, uma festa digna de cem anos. Estamos orgulhosos do trabalho que fizemos — ressalta.
Competição de dança
Com o tema De um agosto que lembro, a instituição artística Bailado Gaúcho recebeu grupos estrangeiros e locais para apresentações e competições de dança. Ao todo foram quase 500 bailarinos, além de membros das delegações.
Uma das competições foi o Campeonato Mundial de Danças da FIDAF, o único evento desse tipo nas Américas. Participaram grupos de Argentina, México, Hungria, Federação Russa, Alemanha, África do Sul e China. O concurso internacional de danças folclóricas contou com critérios como técnica, figurino, música, coreografia e harmonia, além de impressão geral.
O grupo que levou o título de campeão veio da Federação Russa, seguido por China e Hungria (segundo e terceiro colocados, respectivamente). Já quem conquistou o coração dos espectadores, vencendo o Prêmio do Público, foi o grupo que veio da Argentina.
Eleito quatro vezes o melhor do mundo, o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata já tem data marcada para sua próxima edição. Ele ocorrerá de 3 a 7 de setembro de 2025.