Superando as expectativas da organização, 191 piquetes realizaram inscrição para participar do Acampamento Farroupilha 2024 — o número, no entanto, representa uma redução de 17% na comparação com o ano passado. A edição deste ano ocorrerá de 7 a 22 de setembro, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, e terá um cunho social devido às enchentes.
Com realização da prefeitura de Porto Alegre, em parceria com a Gam3 (concessionária do parque), o evento que celebra o tradicionalismo gaúcho reúne dezenas de piquetes no local há mais de 40 anos. Nesta edição, estão previstas algumas alterações, como a criação de campanhas de doação e arrecadação de donativos diversos.
A secretária municipal da Cultura e Economia Criativa e presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Liliana Cardoso, comenta que o número de inscritos superou as expectativas e os dados da enquete realizada. Na visão dela, o resultado também reflete o esforço de todos na manutenção do evento.
De toda forma, a quantidade de piquetes deste ano (191) é inferior a de 2023, quando 232 estruturas foram montadas no parque. A redução é de 17,6%.
De acordo com Liliana, outra mudança nesta edição está relacionada ao prazo de pagamento, que neste ano vai até 12 de julho — antes, era no ato da inscrição. Assim, após se inscrever, o participante terá tempo para buscar as parcerias necessárias para consolidar sua presença no evento.
Caso não consiga realizar o pagamento e não possa acampar apesar de ter feito sua inscrição, o participante não perderá o direito de acampar em 2025. Além disso, todos os acampados de 2023 poderão participar em 2025, mesmo que não consigam acampar neste ano.
Todos os piquetes deverão desenvolver um projeto cultural relacionado ao tema deste ano, que é Jayme Caetano Braun, um ícone da música tradicionalista gaúcha.