O Lar Israelita, no bairro Jardim Itu em Porto Alegre, virou uma fábrica de solidariedade. Cerca de 130 voluntários, todos da comunidade judaica, se reuniram no local para preparar kits que serão entregues à Defesa Civil e posteriormente doados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até as 14h da tarde desta quarta-feira (15), o grupo já havia montado 15 mil kits, mas a meta é encerrar o dia com 18 mil.
Desde o início das enchentes, com milhares de famílias desabrigadas, a Federação Israelita mobilizou fundos e arrecadou dinheiro através de uma vakinha, para comprar itens a serem doados. Na última semana, a iniciativa produziu 6 mil kits, que já foram entregues à Defesa Civil.
— Neste kit vem um pacote de bolacha Maria, um pacote de bolacha água e sal, paçoquinhas e água mineral sem gás. A Federação Israelita lançou uma campanha de vaquinha para a comprar dos insumos destes kits. Existiram algumas doações pontuais de algumas empresas parceiras também — conta Raquel Laks, coordenadora de marketing do Lar Israelita, onde o material é preparado.
A produção de 18 mil kits parte da crença Kabalah, em que o número 18 representa a vida, explicou Raquel. Além desta iniciativa, com o objetivo de comprar 100 mil cobertores que também serão entregues à Defesa Civil, o Lar Israelita lançou uma campanha para arrecadar doações em dinheiro através da chave Pix 92.794.494/0001-41 (CNPJ).
— O Lar Israelita tem uma campanha mais focada em levar mais calor para os desabrigados. Com essa frente fria chegando, a gente está fazendo essa campanha para comprar cobertores, em paralelo a vaquinha que a Federação tem para fazer a compra dos insumos para os kits emergenciais — explica.
*Produção: Lucas de Oliveira