Com a ajuda de diferentes pessoas e entidades, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) conseguiu garantir um espaço mais adequado para alocar os 80 animais que estão sendo acolhidos no abrigo improvisado no pátio da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Terminaram de ser montadas nesta quarta-feira (15) as novas estruturas, que protegem os cães das intempéries e garantem boxes individualizados para eles, além de uma área de "playground".
Foram doadas lonas grandes impermeáveis pela superintendência regional do Ministério da Agricultura e Pecuária, e foram fornecidas três barracas grandes pelo Exército, que também auxiliou na montagem das estruturas. Além disso, foram adquiridos por R$ 52 mil novos boxes com divisórias para o canil, com o apoio do influenciador Felipe Neto, que arcou com os custos, e do deputado estadual Matheus Gomes (PSOL), que auxiliou na articulação.
Todos os animais no local são de famílias desabrigadas que estão sendo acolhidas no ginásio. O objetivo de ter os amigos de quatro patas no local é justamente manter o vínculo afetivo entre eles e seus tutores, para dar apoio emocional às vítimas da enchente.
— A situação estava complicada no final de semana. Mas, graças à solidariedade de todos, os nossos animais estão muito mais bem acomodados. Vamos ter condições de exercer nosso papel como veterinários com muito mais tranquilidade, sabendo que estão bem abrigados. Mas a principal função desse abrigo é que os animais estejam próximos de seus tutores, que são pessoas que perderam tudo, mas não perderam o amor pelos seus animais — afirma o diretor da Faculdade de Veterinária da UFRGS, Vladimir Pinheiro do Nascimento.
Com barracas improvisadas às pressas, antes, as estruturas estavam comprometidas com goteiras. Com a mobilização, foram instalados os novos espaços. O abrigo é mantido com o apoio de voluntários, principalmente da Faculdade de Veterinária e do Hospital de Clínicas Veterinárias da UFRGS.