Sol é uma galinha de três anos, que quando chegou na vida de Ana Luiza Azeredo, 10, era apenas um pintinho amarelinho. Desde então, as duas moradoras de Bagé, na Campanha, se tornaram amigas inseparáveis e só se desgrudam quando a menina vai para a escola.
As duas fazem passeios para a casa dos avós, frequentam a pracinha e brincam juntas. No início, Sol vivia em uma gaiola, mas agora anda livremente pelo pátio, no sofá de casa, e até já tomou banho de piscina com a sua melhor amiga.
Tudo começou quando Ana Luiza pediu para os pais, Carlos Augusto Melo e Liliane Azeredo, comprarem um pintinho, depois de ter visto o de uma amiguinha, mas Sol não foi a primeira a ser comprada. Carlos Augusto conta que comprou dois pintinhos, um para Ana e outro para sua irmã, Maria Fernanda, porém os dois acabaram morrendo.
O pai das meninas então tentou substituir um deles por outro pintinho amarelinho, a Sol, mas logo foi descoberto.
– Quinze minutos depois eu ouço um choro e um grito das gurias, que o pinto não era o mesmo — relembra. — Daí eu tive que contar a história verdadeira — completa.
Além da Sol, a família também tem um gato, o Frederico, e uma cachorrinha, a Milli. O próximo passo para Ana Luiza é ter um pato para brincar na piscina.