Pela primeira vez em 80 edições, a Romaria Estadual da Medianeira, em Santa Maria, na Região Central, terá três dias de programação. As atividades começam nesta sexta-feira (10) e se estendem até domingo (12).
A abertura será às 18h, com uma missa e bênção aos colaboradores da Romaria, na Basílica de Nossa Senhora Medianeira. A celebração será presidida pelo reitor do Santuário, padre Cristiano Quatrin. Uma das grandes novidades será o show de abertura, que será com a Família Lima. A apresentação ocorre no Altar Monumento, no Parque da Medianeira. A tradicional procissão segue no domingo, às 8h30min.
Na manhã desta sexta-feira, ainda eram realizados os últimos ajustes nas estruturas montadas no Parque da Medianeira que vão receber os devotos. O reitor da Basílica garante que está tudo pronto para acolher os romeiros.
— Estamos nos últimos ajustes para que possamos acolher bem a todos, para que todos possam fazer uma bonita experiência de Deus nessa Romaria. Hoje iniciamos oficialmente com a missa com todos os colaboradores e voluntários e depois o grande show com a Família Lima — afirma o padre.
Movidos pela fé
Além dos trabalhadores que terminam a montagem das estruturas, também já há fiéis chegando ao santuário. O casal Luziane dos Santos Sagmeister, 34 anos, e Douglas Sagmeister, 39, saiu de São Vicente do Sul, também na Região Central, para agradecer às bênçãos de Nossa Senhora Medianeira, já que não poderão comparecer no domingo.
— Eu sempre venho no domingo, mas não vou ter com quem deixar meu filho pequeno. Então vim hoje fazer minhas orações, meus agradecimentos, cumprir o que a gente sempre faz. Só pedir uma bênção e gratidão — relata ela, que é santa-mariense e participa da Romaria desde os 7 anos de idade.
No sábado, a programação começa com a 1ª Rústica da Medianeira, que tem largada às 7h, no Parque da Medianeira. Ao longo do dia haverá diversas missas, apresentações artísticas e shows musicais.
A procissão, que reúne centenas de milhares de pessoas no domingo pela manhã, tem a saída prevista para as 8h30min, em frente à Catedral Metropolitana, no Centro. Os devotos percorrem pouco mais de dois quilômetros até a Basílica. A chegada está prevista para próximo das 10h, quando ocorre a missa no Altar Monumento.
Então essa é a beleza da Romaria, da devoção à Nossa Senhora. As pessoas vêm de tantos lugares peregrinando porque querem renovar a sua fé. Fizemos uma pesquisa no ano passado que mostrou que 98% das pessoas que vêm à Romaria, vêm pela sua fé, pela sua devoção.
PADRE CRISTIANO QUATRIN
Reitor do Santuário
Há possibilidade de chuva para o final de semana. Porém, toda a programação está confirmada, mesmo em caso de instabilidade. O padre Cristiano Quatrin reforça o convite aos devotos e diz que tem certeza de que haverá grande presença mesmo se chover.
— A gente tem dito que, com chuva ou sem chuva, terá romaria. Com guarda-chuva ou capa de chuva, nós teremos romaria. Todas as atividades estão confirmadas, mantidas. Vamos fazer tudo da melhor forma. Não tenha medo, não vamos ter medo de uma chuva. Estamos pedindo a Deus um tempo favorável. Se a Mãe achar que o tempo favorável for com uma pancadinha de chuva, vamos acolher — brinca padre Cristiano.
Além dos três dias de atividades, várias outras novidades foram preparadas para essa edição da Romaria. Haverá diversos shows de música gaúcha, pagode, orquestra, apresentações artísticas de grupos de tradições gaúcha e alemã.
Ao longo dos últimos meses, todo o santuário também passou por diversas reformas, tanto no presbitério, no sacrário, no local onde fica a imagem de Nossa Senhora Medianeira como no Altar Monumento. Também foi construído o Jardim de Caná, no Parque da Medianeira, onde há uma fonte que faz referência à passagem bíblica que revela o primeiro milagre de Jesus, a transformação de água em vinho.
Apesar de toda essa preocupação com atrações para quem vai até o Santuário, o padre Cristiano ressalta que, acima de tudo, o que leva os fiéis até lá, sem dúvida nenhuma, é a devoção à Mãe Medianeira.
— É a Mãe que atrai. A gente prepara tudo da nossa forma. Mas a Mãe traz aqueles que ela quer e como ela quer. Então essa é a beleza da romaria, da devoção a Nossa Senhora. As pessoas vêm de tantos lugares peregrinando porque querem renovar a sua fé. Fizemos uma pesquisa no ano passado que mostrou que 98% das pessoas que vêm à Romaria vêm pela sua fé, pela sua devoção — destaca Quatrin.
O encerramento está previsto para as 18h, com missa celebrada pelo arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, seguida pela tradicional bênção da cidade.