Allan Kardec faz sucesso, de cartola e fraque, no 12º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, que começou sexta-feira (27) e termina neste domingo (29), em Porto Alegre. Não o fundador da doutrina espírita (mesmo que a crença na vida após a morte seja base dessa filosofia), mas um ator, que interpreta sem retoques o francês que popularizou a noção de aperfeiçoamento da alma via reencarnação.
Um dos destaques do congresso, promovido pela Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs) no Centro de Eventos da PUCRS, é justamente Kardec. Exemplares originais dos escritos pelo pensador e médium francês foram trazidos da França com o apoio do curador do museu AKOL – Allan Kardec Online, o paranaense Adair Ribeiro Jr. São 3 mil páginas de edições originais de obras fundamentais do espiritismo, como O Livro dos Espíritos (de 1856) e O Evangelho Segundo o Espiritismo. Os congressistas e visitantes podem conferir de perto os livros, protegidos por redomas e pela primeira vez expostos no Brasil.
Melhor ainda: trechos dos livros e manuscritos da doutrina são recitados, em voz alta, por um casal que imita (nos gestos, sotaque e vestes) Allan Kardec e sua esposa, Amélie Gabrielle Boudet. Alex Manzoni (o ator) e Danielle Quintana (a atriz) circulam pelo Centro de Eventos da PUC com trajes parisienses de inverno, do casaco sobretudo de lã à cartola, do vestido abotoado no pescoço ao coque e às botas de salto.
— A gente passa calor, mas vale a pena. O pessoal parece encantado, especialmente as crianças — descreve Danielle.
Os dois são do núcleo de Arte da Fergs e fazem de forma voluntária a dublagem do casal Kardec, assim como voluntários são os comunicadores, atendentes e todo o staff que viabilizou o congresso, realizado no prédio 41 do campus da PUCRS. Mais de 3 mil pessoas se inscreveram para o evento e, no local das palestras, já não existem assentos vagos. Mas é possível visitar a exposição dos manuscritos de Kardek e a livraria espírita (uma das maiores do mundo), gratuitamente e sem atropelos.
A grande estrela do congresso, além do Pai do Espiritismo (Kardec), é o mais conhecido médium brasileiro, Divaldo Pereira Franco. Aos 96 anos, ele chegou em cadeira de rodas para palestrar, na noite de sexta-feira. Pessoas de todo o Brasil e até de países vizinhos aguardaram até quatro horas para ouvir suas palavras. Algumas pediram bênçãos, outras apenas choravam de emoção. Lúcido e sempre sorridente, ele falou durante duas horas. E no dia seguinte teve bis.
Neste sábado (28), Divaldo fez dueto com outro grande divulgador do espiritismo no Brasil, o jornalista André Trigueiro. Comentarista da Rede Globo, ele relançou seu livro Espiritismo e Ecologia, no qual prega o necessário cuidado ético nas relações com o meio ambiente. Ele acredita que há similaridades entre a doutrina espírita e o ambientalismo.
— Ame o planeta que te abriga, te acolhe, te protege, te dá de comer, de beber e permite as tuas expressões da vida — convocou Trigueiro, sob aplausos.
O congresso prossegue neste domingo. E quem está preocupado sobre o que fazer com os filhos, é bom saber que há lugar para eles também no evento. Um andar acima do local das palestras são feitas oficinas com uma programação especial para jovens, crianças e até bebês, todas tendo como temática o amor ao próximo.
12º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul
Quando: 27, 28 e 29 de outubro de 2023
Onde: Centro de Eventos das PUCRS, em Porto Alegre
Participantes: Espíritas de todas as localidades, simpatizantes, curiosos, adeptos de outras religiões, bebês, crianças, jovens e adultos.
Ingressos ainda disponíveis: lote extra segundo auditório (telão), por R$ 150 e quarto Congressinho para Bebês – de 0 a dois anos, por R$ 100.